O seu quadril está encaixado??????




Quando nos referimos ao quadril, estamos falando mais especificamente do assoalho pélvico. O assoalho pélvico é um grupo de músculos do corpo que sustente sua bexiga, instestinos e útero. Localizado entre suas  pernas, os músculos do assoalho pélvico têm um formato em arco e vão desde seu osso púbico na parte frontal até a base da coluna nas costas.
O encaixe do quadril é uma postura prévia, adotada em diversas modalidades de dança. desde o ballet, jazz, dança do ventre e outras, e também no Yoga para prevenir seu corpo de qualquer lesão, que por ventura, possa ocorrer, além de lhe dar a garantia de uma base sólida e consistente para você poder ousar em seus movimentos.
  
  O encaixe do quadril consiste em posicioná-lo corretamente, com uma leve contração pélvica para frente e para cima, na direção linear dos ombros, coluna, pescoço e pernas, de forma que sua coluna fique alongada e seus joelhos levemente flexionados, conferindo a você maior mobilidade e segurança em seus movimentos.

   Esta singela preparação auxilia a bailarina a adotar um conjunto de atitudes que preservarão a natureza anatômica do corpo feminino, aliviando lombalgias, dores cervicais e dores na cintura escapular. Ajuda a prevenir também a formação daquelas curvaturas nos pés.
A semi-flexão dos joelhos é primordial para alcançar o movimento correto, o posicionamento adequado dos quadris depende dessa estrutura.


 "A professora Málika, estudiosa de Anatomia e Cinesiologia e precursora na associação do Método Feldenkrais na prática da Dança do Ventre, diz que, estando os joelhos bem posicionados e relaxados, os quadris automaticamente se acomodarão, tanto aqueles quadris que possuem desvio posterior (bumbum empinado), quanto àqueles que possuem o “superlativo do encaixe” dessa articulação junto à face anterior do corpo (pelve voltada exageradamente para dentro)."


O ENCAIXE E DESENCAIXE DE QUADRIL NA DANÇA DO VENTRE


Você sabia, que o encaixe e desencaixe são movimentos essenciais para a execução de movimentos na dança do ventre? Aqui em baixo Fabiana Mahasin dá a dica.

ENCAIXADO: quando a cabeça do fêmur está encaixada na pelve;
DESENCAIXADO: quando a cabeça do fêmur não está encaixada na pelve.

   O movimento consiste em fazer essa pequena rotação apontando o quadril para frente e para trás. É importante que não haja nenhum movimento dos joelhos nesse momento para que não haja alteração com a altura do quadril também, pois se o quadril oscilar para cima e para baixo poderá modificar o movimento, ou ainda prejudicar a saúde da bailarina se não for executado corretamente.

   -Outro ponto importante é não contrair os musculos do glúteo nesse movimento, muitas pessoas associam o encaixe do quadril com a contração muscular do gluteo, mas isso é errado nesse movimento, pois a contração vai travar o movimento ao invés de deixá-lo solto. É importante que o encaixe e desencaixe fique bem soltinho para que possamos trabalhar velocidade lenta, média e rápida.

  - Treine de frente e tranferindo o peso para as laterais e nas duas pernas enquanto executa o encaixe e desencaixe. Trabalhe velocidades e poses enquanto faz o movimento. Tudo é valido para o treino. Faça também deslocamentos para frente, para trás e para as laterais.

BRAÇOS

Os braços pode ser utilizados como molduras enquanto executa o encaixe e desencaixe. Se fizer movimento rápido ou no mesmo tempo do movimento do quadril, pode ser que sua dança fique poluída. Por tanto veja bem o que pode fazer com os braços para deixar a sua dança sempre mais limpa e leve.
POR:  Fabiana Mahasin



   
          OUTRA FORMA DE EXERCITAR O ENCAIXE E DESENCAIXE DO QUADRIL.


ESTE EXERCICIO AJUDA A FORTALECER A CONTRAÇAO ABDOMINAL É COM UM ENCAIXE DESENCAIXE SO QUE NÃO DE PÉ...ALEM DE AJUDAR MUITO NA CONCIENCIA CORPORAL DESSA REGIÃO É UM OTIMO EXERCICIO TERAPEUTICO PARA A LOMBAR!!


1. Ap óie-se sobre as mãos e os pés, com as mãos afastadas na largura dos ombros e os
joelhos na largura dos quadris.
2. Endureça seus músculos abdominais, endureça as nádegas e encaixe o quadril de modo
a ficar corcunda (1).
3. Deixe então que suas costas se movam devagar para baixo até que elas fiquem
côncavas (2).
4. Agora, mova-se para cima até encontrar sua posição neutra e mantenha por 5
segundos (3).
6. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia.



Aqui dicas de videos onde bailarinas mostram a importância do encaixe e desencaixe de quadril para movimentos e a correta execução.




                                         
Postado por- Tuane Rodrigues
Ediçao e Artes- Fan Page DV
Colaboração: Bailarina Fabiana Mahasin
Fontes: Clinica Deckers
             Geometria Corporal Expressiva

        

9 comentários:

  1. Muito bom o post, no início meu quadril desencaixava no meio do movimento, mas corrigi isso, a professora sempre falava, encaixemo quadril, mas não explicava nem demonstrava, acho difícil para quem não tem nenhuma noção saber o que é encaixar o quadril. Post muito esclarecedor, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Adorei....vou postar no meu blog
    fisioterapiaintima.blogspot.com

    Abraços, Marluce.





    ResponderExcluir
  3. Nossa super interessante, posso dizer que completo. Saber mais é sempre bom!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Bastante esclarecedor!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótima postagem;
    Eu gostaria de saber como posso conhecer os nomes de musicas que tocam no blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olhem meninas essa matéria para soltura encaixe e desencaixe de quadril!!!

    ResponderExcluir