Fan Veil - Véu Leque

 Esse estilo de dança não é tradicional do universo arabe, na vedade é uma fusão  que se faz usando o FAN VEIL, elemento bastante utilizado nas danças orientais chinesas, coreanas e japonesas  Buchaechum (coreana) e a Odori (japonesa).

 Não dá para dizer com exatidão quando passou a ser utilizado em performances de dança do ventre, alguns dizem que foi ha alguns anos atrás quando grupos  de dança chinesa ganharam destaque em apresentaçõés artisticas nos  E.U.A, o que  influenciou as praticantes da dança do ventre a mergulhar nessa fusão.

 Me atrevo a arriscar o palpite de que aqui no Brasil  a grande influência tenha sido o bailarino Ali khali, ele simplesmente tem uma destreza com esses acessórios que nos deixa estasiados, se eu pudesse certamente Ali seria meu escolhido para me ensinar a dançar Fan Veil, ele é o que há de melhor nesse quesito em solo nacional e se duvidar do mundo todo.



 Não é de se admirar que esse acessório tenha conquistado muitos adeptos, afinal, seus efeitos causam uma beleza visual  hipnotizante que se bem utilizados casam perfeitamente com a música arabe  conferindo um charme estonteante a qualquer coreografia, sem contar
as inumeras possibilidades de movimentos que são um prato cheio para mentes criativas.




 A escolha da música pra dançar com FAN VEIL, é com certeza primordial se o ritmo for continuo corre-se o risco de cair na rotina e não dar o devido impacto aos efeitos. No video abaixo da apresentação com véu fogo você podera observar melhor o que estou dizendo, no sentido de como a riqueza ritmica tras mais vitalidade a performance.

 Como disse anteriormente, os movimentos com fan veil  oferecem inumeras possibilidades, até mesmo movimentos feitos com véu comum também poderão ser utilizados.

 As  técnicas para dançar com fan veil  certamente vão exigir habilidade e força nos movimentos de ombro e braço e uma destreza impar para que este, possa fluir com graciosidade, elegância e leveza em meio a força que você tera que fazer para executar os movimentos. Sem essa destreza os movimentos do véu ficaram pesados  e será dificil coordenar sua fluência  com o ritmo da musica, comprometendo assim o efeito visual.

Deixo aqui dois videos para vc se deliciar e quem sabe se inspirar nessa fusão, linda e mágica que certamente vai enriquecer sua dança!

6 comentários:

  1. Não commercializamos produtos, mas você pode procurar o Cantinho Oriental que vende esse acessorio e preço varia de acordo com tamanho.

    ResponderExcluir
  2. Estou começando a aprender a dança do ventre.

    ResponderExcluir
  3. comprei um fan véu, fogo, me apaixonei,é encantador..lindo amei..estou muito feliz com minha aquisição.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adorei o blog, irei divulgá-lo como fonte de estudo aos meus alunos, Parabéns!
    E quanto ao Fan Veil, sim eu o trouxe para o Brasil em 2007 e o lancei em 2008 na festa do Atelier Tony & Robbie, na época eu não imagina o furor que ele causaria!
    Mas o sucesso e a procura por aulas e works foi gigantesca, hoje já administrei mais de 35 workshops em todo o Brasil e exterior e a procura só aumenta, contrariando a idéia de que o acessório seria somente uma moda!
    Confesso que tenho um grande amor por este acessório o qual dediquei muito estudo e desenvolvi uma técnica que facilita a vida de todos! rsrsrsrs! Ele não é difícil somente as vezes mal entendido e mal utilizado!
    Um grande Beijo à todos e SUCESSO!

    Obs: meu nome esta escrito errado, rsrsrs é Ali Khalih, isso sempre acontece ele é difícil de escrever e mais ainda de pronunciar! srsrrsrs! BJS!

    ResponderExcluir