Flexibilidade na Dança


Um corpo flexível significa mais saúde e bem -estar, além de ajudar no alcance de um  condicionamento físico ideal para atividades fisicas , contribuindo para a  prevenção de lesões, sendo assim é inegável a  importância da flexibilidade para uma boa performance  na Dança do Ventre, pois esta modalidade requer uma alta solicitação dos movimentos de rotação externa, flexão, extensão, e abdução do quadril e flexão plantar do tornolezo ou seja,  uma boa flexibilidade é  fundamental para o bom desenvolvimento dos movimentos.


Mas primeiramente, o que é flexibilidade?

 Segundo o fisioterapeuta Darido e Souza Júnior, flexibilidade é " a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimentos articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções". Ou seja, é qualquer movimento que possa ser feito em sua completa amplitude. Considerada como capacidade física de grande importância para compor os movimentos e perfomances do bailarinos

E qual a importância da flexibilidade?

Veja bem, para todo e qualquer movimento, é exigido um mínimo de flexibilidade em seu corpo, para lavar louça, amarrar o cabelo, andar...
Porém, se você não aprimora esta flexibilidade, ela tende a ficar estagnada, o que pode lhe causar problemas na velhice. Sabemos que em nossa vida cotidiana, geralmente de característica tensa, leva o indivíduo a se contrair, resultando em má postura. Devemos estar atentos à nosso postura e a forma como executamos os movimentos, mesmo os mais cotidianos e nos esforçar para aprimora-los, amplia-los.

E como é possível aumentar a própria flexibildade??

Não nos tornamos flexíveis da noite para o dia, esse é um trabalho que exige um pouco de dedicação, ainda mais para quem tem uma vida sedentária ou para quem só se alonga nas aulas de dança do ventre. Para aumentar sua performance a nivel flexibilidade  é preciso muito mais que os 5 minutos  antes ou depois das aulas que embora ja ajude na flexibilidade não aumentam potencialmente seu nÍvel flexivel, então você tambem vai ter que TREINAR EM CASA.
 Mas lembre-se, se você não sabe como se alongar corretamente , você corre o risco de se machucar.Nesse caso procure sempre uma orientação profissional ou peça da sua professora uma lista de exercicios para fazer em casa e peça que demostre como fazer corretamente, dae então é so afastar os móveis da sala, colocar uma música relaxante e ir a luta.


 Comece com cerca de 10 minutos de alongamento por dia, dando atenção aos principais grupos musculares: parte superior do corpo (braços, ombros e pescoço), costas e parte inferior do corpo (coxas, panturrilhas, tornozelos).
 No inicio treine  com alongamentos de baixo impacto respeitando seu limite  e vá aumentando a intensidade até o alongamento total. O longamento total leva tempo e exige paciência, nada de fazer treino de alongamento para fazer aquela abertura estilo VAN DAME, ou o cambret estilo Saida  e no outro dia já tentar a façanha, isso requer treino e dedicação e priciplamente respeito aos limites do seu corpo. Abaixo dois super videos de aulas muito bons que vão auxiliar você nessa maratona em busca da tão sonhada flexibilidade! 


   
























Postado por Tuane Rodrigues.
Edição- Fan Page DV

Nenhum comentário:

Postar um comentário