Dança com Snujs

Foto- Daniel Texeira
Os snujs são mais que simples acessórios para dança do ventre, são instrumentos percussivos que apesar de pequenos possuem  uma sonoridade que se propaga de uma forma estonteante parece que  purificam o ambiente  e o enchem de energia alegrando os corações e trazendo harmonia e paz, além de enriqueceer a performance de qualquer bailarina que domine com precisão estes quatro cimbalos maravilhosos.

Para dançar com CIMBALOS é fundamental  ter conhecimento dos ritmos da música árabe e não é só isso, exige uma grande habilidade da bailarina pois esta  deve dançar e tocar ao mesmo tempo, e isso requer uma coordenação motora bem exercitada para que o tilintar do snuj entre no momento certo da música.

Não é a toa que leva-se em torno de 6 meses para tocar com confiança isso se treinar todos os dias e uns três anos de estudos( para não dizer a vida toda, afinal sabemos que arte é aprendizado sem fim) para se ter realmente intimidade com o instrumento.

Mas para as que toparem o desafio fica a certeza de um aumento no desenpenho tanto na musicalidade quanto na dança em sí, sem contar que é um plus a mais no curriculum o saber dançar com snujs.


 ALGUMAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS

- Na história há relatos de que os snujs eram tocados pelos sacerdotes e sacerdotisas sagrados, que desciam o rio Nilo, entoando cânticos, queimando incensos e tocando snujs. Acompanhados pelos habitantes da região que se aglomeravam às margens do rio iluminando-o com tochas, em festividades... (Cristiane Morales)

 -os snujs metálicos tiveram sua origem na era do bronze, em substituição às cascas de noz utilizadas na pré-história. Tais cimbalos fazem parte da dança egípcia moderna, da dança gawazee, do estilo turco juntamente com os crótalos e colheres de madeira.(Izis Zahara)
   
- Pesquisas mostram que todos os instrumentos rítmicos e percussivos usados para a dança vieram de tempos remotos, com finalidade espiritual, na intenção de fazer com que seus ouvintes recuperassem seus ritmos internos e os harmonizassem com a natureza.
Afrescos e inscritos egípcios mostram que os faraós usavam o cistrom, um chocalho na forma da cruz ansata ou cruz da vida, com vários címbalos pequenos na sua curvatura, que era usado para espantar maus espíritos e atrair prosperidade.
O fato é que a remota origem deste instrumento ainda nos é um mistério.(Alexandra Castellamare)

- Dourados ou prateados com desenho ou não no Oriente Médio eles são conhecidos como SAGAT ou Zagat nos EUA chamam de FINGER e na Turquia é conhecido por ZILLS


Nenhum comentário:

Postar um comentário