Dança com Candelabro - Raks El Shemadan


 Raks Al Shemadan é o nome egípcio para o que conhecemos como a Dança do Candelabro alguns acreditam que sua provável origem é grega ou judaica que também tem o castiçal em sua simbologia. Outros informam que provavelmente começou nos tempos do rei Salomão, quando os ecravos iluminavam os palácios e que as escravas costumavam usar candelabros  na cabeça para servir os faraós pois naquele tempo não havia energia elétrica e como estavam servindo, suas mãos estavam ocupadas com as bandejas.
Esta dança é muito praticada  nas  celebrações egípcias e em muitos países arabes em festas  de casamento, nascimento e aniversários.
Nos casamentos  uma bailarina entra dançando com o candelabro como em um cortejo à frente dos noivos,evidenciando todo o significado lindo dessa arte que é nada mais nada a menos que iluminar o caminho e trazer prosperidade ao casal além de  celebrar a vida e a união entre as pessoas.Ao final da dança, geralmente os noivos apagam todas as velas do candelabro das bailarinas para receber sorte.




 Embora não tenha um ritmo especifico para esse estilo dança,recomenda-se o Zaffe ou Malfuf ,
e musicas mais lentas que permitam movimentos mais sinuosos, levando em consideração que  essa dança exige um bom equilibrio da bailarina assim como intimidade com o candelabro para que a beleza da sua performance não seja comprometida por movimentos tensos e insegurança.
Dinara Raan


Bailarina Aline


Nenhum comentário:

Postar um comentário