Vamos fazer uma Viagem a Marrakesh?


   Marrakech, Marraqueche, Marraquexe ou Marráquexe (em árabe: مراكش;) é uma cidade do sudoeste do Marrocos, próxima ao sopé da cordilheira do Alto Atlas, conhecida como a "cidade vermelha", a "pérola do sul" ou a "porta do sul". É a capital da prefeitura homônima, a qual faz parte da região de Marrakesh Tensift al Haouz. Em 2004 tinha 801 043 habitantes. (1 070 838 na prefeitura).

   Possui o maior suq (ZOCO, mercado tradicional) do país, ademais de uma das praças mais movimentadas da África, a Djemaa El Fna, que abriga acrobatas, vendedores de água, dançarinos, músicos e barracas de comida.
À semelhança de muitas cidades norte africanas e do Oriente Médio, Marrakech possui uma parte fortificada (a Almedina ou Medina) e uma cidade moderna adjacente (chamada Gueliz). É servida pelo Aeroporto Marrakesh- Menara : RAK) e por uma ligação ferroviária com casablanca e o norte do país.


   O clima é mediterrânico seco. A temperatura média anual é de 19,2°C e oscila entre os 11,6°C, em janeiro, e os 27,6°C, em julho. As precipitações são de 247 mm anuais, concentradas de outubro a maio, muitas vezes de forma torrencial.

   A cidade conta com numerosos monumentos considerados Patrimônio da Humanidade, o  que a converte na principal atracção turística do país entre alguns deles podemos citar;
Medina de Marrakesh
Palácio do Sultão
Mesquitas dos Escribas
Parque Agdal
Praça Jemaa El- FNA



             

CURIOSIDADES DE MARRAKESH CONTADAS PELO VIAJANTE JEFF

1) Homens andam de mãos dadas e se beijam como cumprimento e teoricamente não são Gays.

2) É praticamente nulo o número de locais que vendem algum tipo de bebida alcoolica dentro da Medina! Existem em alguns restaurantes e nos hoteis (ambientes internacionais) para servirem os turistas

3) Sim, eles rezam 5 vezes ao dia! Na hora certa começa o som dos la la la la la la la al la que ninguem entende autofalantes = hora de ir a mesquita. Hoje escutamos o primeiro chamado perto de  6 da manha.

4) Moeda Local é Dirham onde 1 Euro vale 11 Dirham. O Idioma oficial é o arabe e a segunda lingua o francês. Mas pelo grande número de turista o inglês é bem entendido.

5) Para dirigir carro, moto, bike ou até mesmo as carruagens é preciso além da carteira de habilitação ter Habilidades (como diz Maisa), faixa de pedestre e sinalização é algo muito distante! Deveriam lançar um colete com retrovisor para os pedestres.

6) Os mendingos pedem esmola em todos idiomas- Poliglotas!

7) As mulheres já conquistaram seu direito de voto e recentemente o do divórcio!

8 ) 98,7% da população são islâmicos,  e por mais rígidas que sejam as tradicições, Marrocos é um país sem preconceitos, existe uma  única igreja católica em Marrakech   que foi construida dentro da Medina bem em frente a uma mesquita e ela foi respeitada e continua em funcionamento até hoje.

9 )A palmeira é uma planta muito representativa para o povo marroquino, pois desta planta se consegue aproveitar tudo, e a tradição vem também do seu nome cientifico Phoenis que tem a semelhança com o pássaro que  ressurgiu das cinzas! Tem palmeiras para todos os lados, existem até umas fakes de cimento. engraçado !

10) Quando você não consegue identificar as bees de um local; é só entrar em uma ZARA! Seja a nacionalidades que forem, elas estão por todas as partes  do mundo! Sim Marrakech tem uma ZARA de 4 andares ( Só nao encontramos burca nas araras! )



  Paula Vidgal uma viajante pelo mundo afora que  reflete em poesia o que foi sua viagem a Marrakesh:


“Relais de Marrakech” assenta-lhe que nem uma luva, mas o imperativo de visitar a cidade é mais forte. Com táxi reservado de véspera, ele ali estava à porta, na hora marcada. Pelo caminho ecoava o ar feliz de outros turistas, num ambiente 100% marroquino, apesar de o deserto continuar a ser miragem...

Marraquexe é um hino aos sentidos e à evasão onírica...
Imagina-se o silêncio cantado da oração masculina ressoando através das paredes da Kotovia, a mais importante mesquita de Marraquexe...

Imagina-se o silêncio dos talheres de prata num dos mais caros hotéis do mundo...
Imaginam-se os sonhos de um ancião, quiçá a cores, quiçá doutro tempo a preto e branco...

E, chegados antes do meio-dia à Jamaa El-Fna, a imaginação povoa-se de cores, de imagens reais plenas do movimento das cobras e das danças, do tam-tam das melodias exóticas, das formas redondas das laranjas sumarentas a escorregar por bocas ávidas de fresco, das cores alegres e sadias...

O labirinto de ruas e opções perde-se, os passos também...
entre souks sempre diferentes, lojas e mais lojas...

Imagina-se sempre mais e, ao entardecer, a praça transforma-se , e o olfacto também se perde,imaginando novos paladares.
Definitivamente, um dia é pouco para tanto imaginar!...



E aqui 2 videoS para você se deliciar em um passeio nesse lugar estonteante, de beleza ímpar repleto de Cultura e Arte e Shakira já deu umas voltinhas por lá CONFIRAM!






































Postado por Sarah Zayn
Agradecimentos a  Paula Vidgal
                               Site Fomos Ver o Mundo

3 comentários:

  1. olá , lamento : as palavras são minhas , mas a moça loira não é Paula Vidigal. Nessa imagem nenhuma sou eu , nem mesmo o camelo:)

    viajantedecasaascostas

    ResponderExcluir
  2. olá , lamento : as palavras são minhas , mas a moça loira não é Paula Vidigal. Nessa imagem nenhuma sou eu , nem mesmo o camelo:)

    viajantedecasaascostas

    ResponderExcluir