Você conhece a Dança Persa Raghs Baba Karam ?



 Baba Karam ou Jaheli é uma dança persa tipicamente masculina que representa um tributo aos Jahels ("os ignorantes"), há um certo carinho pela imagem dos Jahels nos corações iranianos por representarem a ousadia e o bom-humor tão presentes na alma de seu povo. . Hoje em dia  essa dança   também pode ser realizada por mulheres, alguns dizem que a dança é derivada de uma história Sufi onde um servo da corte do rei se apaixona por uma das garotas do harém e canta  músicas de dor por não ser capaz de estar com ela. Outros afirmam que alguns homens eram vistos como os valentões do bairro, por serem ousados em suas atitudes  com a propria maneira de vestir e com um vocabulario repleto de gírias, não trabalhavam e  ficavam nas casas de chá onde bebiam até cair e se possivel arrumando brigas.
 Essa é certamente uma boa opção para quem deseja enriquecer os espetaculos de dança de suas escolas, afinal é um temperinho a mais um toque de humor que vai entreter o publico com   performances  divertidas e bem humoradas além de dar  a possibilidade de alunos exercitarem expressões faciais e treinar sua versatilidade em cena assim como sua capacidade interpretativa, além de enriqeuecer um espetaculo quebrando a rotina das apresentações bellydance principalmnte para o publico que assiste é um prato cheio para arrancar boas gargalhadas.

  E o mais legal de tudo isso é que o figurino é simples pois  consiste somente em camisa branca, calça e chapéu preto, e algum tipo de lenço que é um elemento importante  da coreografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário