A Dança com Serpente


A dança do ventre tem muitos mistérios e significados, cada elemento que as dançarinas usam na dança tem algum significado antigo. Hoje vamos falar sobre a dança com serpente!
A serpente é considerada símbolo universal da energia ou da força. Poucos animais desfrutam de uma simbologia tão rica e extensa como a serpente. Praticamente todas as características desse réptil representam algo, tanto no sentido esotérico como no mítico e no psicológico.




 O seu movimento sinuoso, o fato de trocar de pele todos os anos, a sua língua ameaçadora, sua capacidade de hipnotizar pequenos animais e em seguida matá-los envolvendo-os com seu corpo, seu veneno mortal, sua capacidade de sobreviver em florestas, desertos, praias e montanhas, e tanto na terra como na água, fazem da serpente um manancial inesgotável de símbolos multivalentes. 




  Na Índia, os cultos da serpente ou cultos do "espírito da serpente" conectam-se com o simbolismo das "ondas da vida". Esse réptil é visto como guardião das fontes de vida e da imortalidade, e dos tesouros espirituais. Quanto ao Ocidente, a serpente, devido a seus movimentos sinuosos, é símbolo da "sabedoria das profundezas" - ou seja, em linguagem psicológica, dos conteúdos do inconsciente."
 (Referência: topgyn.com.br)



Antigamente, as bailarinas dançavam com uma serpente de ouro ou metal, para simbolizar a dança e o animal considerado sagrado. A serpente é considerada símbolo de conhecimento oculto e de sabedoria.Atualmente, as bailarinas ficaram mais ousadas e começaram a utilizar o animal de verdade para dançar.


Desde aquela época, a possibilidade de representar a serpente era através de acessórios, além de movimentos ondulatórios de braço e tronco para imitar o animal. São utilizadas também as luvas que imitam serpentes e roupas colantes com paetês que lembram a pele da cobra. As antigas dançarinas e muitas vezes sacerdotisas, utilizavam o animal em sua forma simbólica, através de braceletes, pulseiras entre outros feitas em outro ou metal.



DICAS PARA QUEM DESEJA PRATICAR ESSA MODALIDADE


  Se você acha que pode pegar qualquer animalzinho desse por aí e sair dançando, você esta enganada, existe todo um cuidado a ser tomado antes de se aventurar nessa linda modalidade AFINAL ESTAMOS FALANDO DE UM SER VIVO e como tal merece amplos cuidados.
  
  Você precisa procurar uma cobra não venenosa, em criadouros específicos. Existem criadores que tem o aval do Ibama para a criação e que já conhecem a finalidade para a dança do ventre ou seja procure comprar uma de um criador de confiança. Já ouvi dizer que para ter a própria cobra é necessário ter a licença do IBAMA e a bailarina precisa cuidar da cobra desde filhote  pois Dessa forma, você vai saber se o animal tem uma boa disposição sem antecedentes que inclui maus-tratos. Além disso, este dá-lhe tempo para se familiarizar com o manuseio  e aprender sobre ele. .



 O animal precisa estar sempre bem alimentado e é preciso deixá-lo bem tranquilo sempre para que ele não fique alvoroçado quando for dançar. O barulho pode deixar o animal estressado. As luzes e a música alta devem ser evitadas.
As serpentes são criaturas selvagens que não são treináveis. Você não pode suborná-los ou recompensá-los como você faria com outros animais de estimação. Quando você levá-lo para um show, você é responsável por sua segurança.



 A roupa ideal para dançar com a cobra é sem muita pedraria, pois embora não seja nítido este animal possui escamas e ao o  rastejar pelo seu corpo pode se machucar com pedraris e strass principalmente!



 Pode soar como um monte de trabalho, mas na verdade não é quando você pegar o jeito da coisa, a cobra realmente acaba sendo o centro das atenções da dança! Existem muitos movimentos para fazer e sempre mantendo a cobra em posições confortáveis. O resultado é uma apresentação exótica e linda! 
Vejam aqui no álbum "Serpentes" em nossa fan page as lindas bailarinas e suas serpentes:CLICK AQUI E INSPIRE-SE!
MINHA PRIMEIRA AULA COM SERPENTES CLICK AQUI
                                 Abaixo alguns vídeos de corajosas bailarinas:





Postado e pesquisado por: Surya
Edição: Fan Page DV


3 comentários: