A dança do ventre com punhal

No post de hoje você vai saber um pouco mais sobre essa dança enigmática e extremamente linda,
que envolve uma teatralidade maravilhosa exigindo uma ótima interpretação artística da bailarina.
Embora seja uma modalidade um tanto esquecida nos dias atuais   e não seja muito vista nos palcos, a dança com punhal é certamente um plus a mais no rol de performances de qualquer bailarina.                                                          




  Muitos acreditam que surgiu na Turquia, mais precisamente através dos ciganos.
Muitos artigos da web dizem: “o punhal surgiu nos bordéis da Turquia, quando as européias eram escravizadas e levadas aos bordéis (1600-1700). Época em que os Mouros raptavam as mulheres a mando do Sultão da Turquia. O punhal era um instrumento de defesa e de comunicação entre a bailarina e a platéia.

 Na cultura cigana, o punhal é a imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra vitória e êxitos. Os Ciganos também usavam o punhal para abrir matas e para própria defesa, sendo então, símbolo de superação e pioneirismo.

O punhal é considerado uma arma e possui uma lâmina curta. Atualmente os punhais são produzidos sem a lâmina de corte, justamente para a finalidade da dança.

Geralmente, a bailarina entra com o acessório escondido em alguma parte da roupa, ou no próprio braço e ao longo da dança o punhal é mostrado ao público com movimentos que simbolizam a defesa e ao mesmo tempo o mistério. Há alguns significados ao colocá-lo em determinadas partes do corpo.
Significados encontrados:

- No peito demonstra amor.
- No meio dos seios, com a ponta enfiada no decote, significa sexo.
- Na testa com a ponta para baixo é magia, já com o punhal na horizontal representa assassinato.
- Nos dentes e no ventre é destreza e desafio. 
- Entre as duas mãos e com movimentos sinuosos é uma homenagem a quem está na plateia.
-Segurá-lo com a ponta para fora da mão  demonstra a liberdade da bailarina, enquanto a ponta para -dentro indica que ela está comprometida.
-Se a bailarina bater o punhal na bainha, é como se fosse um chamado para a dança.

Na hora de escolher a música, escolha as mais fortes e misteriosas. Quem está no palco precisa passar ao público toda a energia, mistério e força. O público precisa sentir a vibração da dançarina com o punhal, e a dançarina precisa passar essa vibração ao público a ponto de todos ficarem de boca aberta enquanto assistem.
A característica da dança é o mistério e a bailarina tem que mostrar que tem poder, afinal ela carrega uma arma que simboliza a morte, a liberdade, o sexo e a transformação. O punhal não é uma arma de guerra, como o bastão que era usado em lutas e combates. O punhal era utilizado apenas para a defesa e em alguns casos, em algum assassinato a sangue frio.


Fonte: Arquivos Web

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem?!
    Eu estou fazendo um sorteio. É um mimo para enfeitar a casa. Lá no meu blog tem as instruções.
    Bjos!

    ResponderExcluir