Os Beduinos



   Os beduínos são originários da Península Arábica e, no século VII, durante as conquistas árabes, expandiram-se pelo norte da África. Os beduínos, no século XXI estão organizados em tribos que falam a língua badawi e consideram-se descendentes dos árabes.


   Com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região, já as tribos coraixitas habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo. Na Arábia, onde sempre viveram os grupos principais, as difíceis condições de vida no deserto geraram conflitos pelo uso de poços de água e pastagens, levando bandos de beduínos a eventuais ataques a caravanas e outras formas de roubo contra vizinhos e forasteiros. Na difícil vida no deserto, o camelo é fundamental para a sua sobrevivência. Além de meio de transporte, o animal fornece leite, carne e a pele.


  Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo de vida desse povo começou a modificar-se. Submetidos ao controle dos governos dos países onde viviam, eles passaram a enfrentar dificuldades para perambular à vontade como nômades. O número de beduínos diminuiu, e hoje o estilo de vida deles é cada vez mais sedentário. Entretanto, a fervorosa adesão ao islamismo e o caráter tribal das sociedades permanece. 

  Cada grupo reúne várias famílias sob a liderança máxima de um chefe hereditário (xeque). As várias tribos também têm estatuto diferente. Algumas são consideradas "nobres", porque teriam ancestrais importantes. Outras, "sem ancestrais", servem às de maior status, com seus membros atuando como artesãos, ferreiros, artistas ou fazendo outros tipos de trabalho.


   Na região da Faixa de Gaza (Território Palestino), que faz fronteira com o Egito, foram absorvidos alguns ritmos egípcios, muito usado nas danças típicas beduínas, tudo porque naquela região é uma espécie de corredor natural de caravana de mercadores egípcios que saem da África em direção a Ásia para os tradicionais acordos comerciais entre os povos do oriente. Esses ritmos foram introduzidos a partir de intercâmbios culturais e atividades festivas, principalmente quando era firmado um acordo entre os comerciantes. Em razão pelo feito cada membro do acordo apresentava uma dança da típica da sua cultura e assim ocorriam as influencias. Os ritmos que mais se destacaram eram o Said e o Baladi.

PESQUISA E COLABORAÇÃO DO BAILARINO E COREOGRAFO DE DANÇAS ARABESFOLCLÓRICAS  NILSON JUNIOR- MANAUS-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário