Relacionamento- Professores x alunos

relação entre professora e aluna dança do ventre


 Salam, amadas bailarinas e amantes da dança do ventre, hoje trouxemos para vocês um tema a cerca  de uma relação que pode ser de amor e ódio dependendo dos indivíduos envolvidos, que é a relação  entre professores e alunos de dança do ventre.


Muitas vezes buscamos em nossos professores algo além das técnicas de Dança do Ventre, buscamos referências de comportamentos e profissionais equilibrados psicologicamente para lidar com as mais diferentes personalidades que compõe uma turma de DV, assim como  valores e atitudes, e quando esse vínculo torna-se positivo, levamos conosco como modelo de conduta.O verdadeiro professor acaba  nos ensinando não apenas a dançar, ele nos ensina sobre a vida dentro e fora dos palcos.
Mas quando não encontramos nada disso, simplesmente  o entusiasmo em praticar a DV desaparece, assim como devido a alunas de ego super inflado e sem noção muitos professores se desmotivam em passar adiante o que aprenderam. Para evitar isso é necessário que ambos, alunos e professores se vejam como dependentes um do outro afinal o aprendizado é uma troca e não uma guerra.

Para um bom desenvolvimento do aprendizado é fundamental que a aprendiz mantenha uma relação saudável com a professora de dança, sentindo que é respeitada, que tem atenção de modo individual e que é valorizada como peça importante naquela turma também, para a partir daí  poder estar  mais receptiva as aulas ,sabendo que tem uma verdadeira mãe na dança em um aprendizado que se estende para a vida.
A seguir veremos um Texto de Sarah Zayn que faz uma comparação interessante entre mães e filhos na dança.



PROFESSORA VOCÊ É MÃE NA DANÇA! PREPARANDO NOVAS MULHERES, DANDO A LUZ POR MEIO DA ARTE A NOVAS BAILARINAS.


0- Mãe que é mãe corrige seus filhos, educa, impõe limites,exige respeito, mas também sabe respeitar, assim como dar carinho, atenção, não seja uma profissional fria, tenha autoridade em sala de aula seja uma líder mas não uma carrasca ou uma pedra de gelo que não se esforça por ter afinidade com suas alunas, saiba que as conhecendo melhor como pessoa poderá ajuda-las com mais assertividade na dança, afinal dança é personalidade.


1- Mãe sabe que os filhos são diferentes e tem suas particularidades, mas que não deve demonstrar preferências e tão pouco fazer comparações de uns com os outros. Vão ter filhas com mais dificuldades que as outras, saiba orientar sem humilhar, de preferência quando a correção for árdua e a aluna ainda não sabe lidar com o próprio ego e vaidade tendo dificuldade de ser corrigida. 

Corrija primeiro em particular.Pois filhos assim, quando corrigidos  na frente dos outros vão prestar mais atenção no que os outros estão pensando do que se concentrando em corrigir o que vc está falando e ainda vão sair magoados. Com o tempo vc vai mostrando a eles que não é vergonha ser corrigido pois o erro dele pode ajudar os outros a se auto corrigir também

 2- Em uma sala de aula vai ter todos os tipos de mulheres aprendizes e Todas as aprendizes são irmãs e irmãos brigam, fazem pirraça e todo tipo de traquinagem, intervenha mãe, não permita que irmãos se desrespeitem, principalmente em sala de aula que é lugar sagrado o verdadeiro palco de uma bellydance, onde fofocas e inimizades retardam e desmotivam toda uma turma e desgastam sua aula.


3- Seja você um exemplo para suas filhas na dança, agindo com ética, com simplicidade, humildade e respeito para com os demais profissionais.Se tiver de fazer uma crítica  a uma performance para servir de exemplo, seja elegante e cautelosa mostrando também os pontos positivos da mesma e respeito pelo trabalho alheio. A dica de ouro é:NÃO DEPRECIAR A IMAGEM ALHEIA.



4- Saiba que mesmo dando a melhor educação você vai ver alguns filhos rebeldes e ingratos, não permita que esses te desmotivem, te entristeçam e influam no seu tratamento positivo  com os outros filhos, afinal isso acontece nas melhores famílias.



5- Filhos na adolescência é um caso delicado, Adolescentes na dança são aqueles que já estão crescidinhos, que já tem um tempinho de dança e começam a se sentir auto suficientes, alguns encaram a fase numa boa, outros se viram contra a mãe e acham que todo o conselho é negativo, e que estão o impedindo de crescer e de ser feliz, quando no fundo é só a experiência de mãe dizendo: NÃO É BEM ASSIM MEU FILHO, VÁ COM CALMA.



6- É bem provável que você tenha em sala  Adolescentes que querem ser mães antes do tempo, é aquela que mau saiu da frauda ja quer dar a luz, já quer ser professora. Ou seja, pula fases da vida e acha que ser mãe na dança é a coisa mais simples do mundo. ESQUECENDO QUE É UMA ENORME RESPONSABILIDADE, pois vai estar lidando mais do que com corpos, mas vidas alheias, ai acaba perdendo a melhor fase da vida que é o amadurecimento na dança com critério e sabedoria.



7- Agora se seus filhos cresceram e já são adultos na dança, motive-os a ir adiante, dando oportunidades, para dançar com as próprias pernas, aprenderem com os próprios erros,não se preocupe, afinal filhos bons reconhecem o valor de uma mãe e lhe serão eternamente gratos e muitas vezes você será citada como exemplo de aprendizagem.

Se não forem gratos, também não se preocupe! Afinal os ingratos denotam vaidade e prepotência e sendo assim são frutos que logo apodrecem.




VOCÊ ALUNA É UMA APRENDIZ, UMA FILHA QUE PRECISA DE UMA MÃE, MAS DIFERENTE DA VIDA, NA DANÇA, NÓS PODEMOS ESCOLHER NOSSA MÃE, ENTÃO MUITO CUIDADO NESSA HORA, QUALQUER COISA DÁ UMA LIDA AQUI NESSE POST.



0- Filho que quer se dá bem na vida, aceita ser corrigido tem confiança em sua professora o suficiente para saber que ela quer seu bem, você está ali para aprender e aprender implica em errar algumas vezes ou na maioria, se sua mãe realmente quer ver seu desenvolvimento, ela vai lhe corrigir. Melhor coisa que você faz é ACEITAR!


1- Não fale mau da sua mãe para seus irmãos e nem para ninguém , isso é feio e uma tremenda falta de respeito assim como corrigi-la na frente dos demais colegas ou trata-la com arrogância. Tem uma critica a fazer ou uma correção, faça-a em particular se ela for humilde e profissional  tenho certeza que ela vai agradecer.
Agora se você está realmente insatisfeita agradeça, e vá procurar outra mãe, afinal como diz o ditado VOCÊ NÃO É ÁRVORE PARA NÃO MUDAR DE LUGAR! O que não pode, é estar insatisfeita e ficar jogando a semente da discórdia em uma turma prejudicando todos os envolvidos devido a sua insatisfação. Agindo assim quem vai perder tempo, dinheiro e razão é você!

 2- Você demonstra respeito pela sua mãe na dança respeitando suas irmãs de dança, agindo com ética, buscando a paz uma com as outras, deixando inveja e picuinhas de lado e cuidando da própria dança. Você pode até pedir ajuda das suas amigas mas se não for realmente amiga  a pessoa a quem você pediu ajuda, acredite isso não vai acabar bem.
Então na minha opinião pessoal, melhor depositar sua confiança didática  em quem esta gabaritado para esse papel: SUA PROFESSORA, que está sendo paga para ajudar você e é quem realmente se preocupa com sua dança.


3- Ensinar é uma arte, aprender também ! Cada um tem um jeito de aprender e cada um tem um jeito de ensinar, e a coisa mais rara do mundo é encontrarmos alguém que nos ensine do nosso jeito ou que aprenda do nosso jeito.

Então ajude sua mãe a te ajudar, seja humilde,conte para ela sua dificuldade, não ta conseguindo de jeito nenhum fazer um movimento fale com ela, se ela for uma mãe de verdade, ela vai buscar outras técnicas pra tentar fazer com que você compreenda do seu jeito o tal movimento. Agora se você não falar ou falar com arrogância tudo vai ser mais difícil tanto para você quanto para a professora. 
Arregace as mangas bote seu xale e vá  estudar  e treinar, não espere só pela sua mãe,   e tire as duvidas com sua mãe na dança. A boa mãe sente orgulho de filhos que estão envolvidos e realmente querendo aprender. E vendo seu esforço ela vai ficar muito feliz e certamente mais envolvida em te ajudar!


4- Motive sua professora, demostre o quanto ela é importante para você não a desmereça,afinal  por mais que ela em algum momento possa errar, ela está se esforçando para lhe ensinar o que sabe. Não esqueça de ser grata pelas mães que passaram por sua vida, tenham sido elas boas ou ruins tenho certeza que algo você aprendeu, pois todas nossas experiências trazem algo que faz ter valido a pena, basta a gente ter a mente aberta e humildade para reconhecer.



5- Se um dia você embarcar nessa aventura de ser mãe,talvez aí você compreenda melhor sua professora, afinal tem coisas que a gente só entende depois que é mãe mesmo, por isso procure não julgar antes da hora, e se preocupe mesmo é em ser uma boa filha que certamente encontrarás uma boa mãe, afinal tudo conspira a favor daqueles que tem um bom propósito no coração!


Idealizado e postado por: Tuane Rodrigues
Texto de :Sarah Zayn
Colaboração: Juliana Batista

3 comentários: