Hassan Zayn






Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre um bailarino da região norte do Brasil, o qual tive a honra de conhecer pessoalmente e de aprender muito com ele sobre folclore árabe.
 Hassan Zayn é bailarino, professor,  e coreógrafo de Danças Árabes de Manaus-AM e vem praticando essa arte  desde 1993 quando ingressou no grupo folclórico palestino OLP . Sua paixão é o folclore árabe com foco nas danças palestinas,dem deixar de estudar os mais variados estilos.

bailarino árabe

Hassan começou a estudar através de livros, reportagem em revistas, vídeos VHS e conversa com os membros da Colonia Árabe da cidade. Tanta dedicação se fez ser convidado a coreografar um grupo de origem sírio denominado Grupo Folclórico Sírio Baalshamin em 1995.
Em 1996 recebeu o desafio de desenvolver coreografias no seu grupo de origem obtendo prestigio pelo publico (Festival Marquesiano) e colônia árabe local, por desempenhar um trabalho fiel a Cultura e a tradição Milenar Palestina.
Em 1998 ajudou a fundar um grupo com Daniel Encaua (falecido) a qual denominou Grupo Folclórico Palestino Sabra (nome escolhido para lembrar a sociedade do massacre de refugiado palestinos na cidade de Beirute – Líbano, onde dezenas de crianças e idosos assassinados por falangistas partidários de Israel, causando uma grande critica pela imprensa mundial contra o governo israelense no ano de 1978).
Em 1999, conheceu a bailarina, diretora e coreografa, Maíse Ribeiro da Escola de Dança Casa de Isis (Manaus-Am) onde a qual mostrou outros estilos de dança árabe, como o ritmo Said e outros ritmos e estilos. Com isso Hassan Zayn, começou a estudar todo o universo árabe e seus costumes e danças. Com esses novos conhecimentos na sua bagagem cultural, começou a fazer contato com outros estudiosos a fim de trocar parcerias e valiosas informações. Vale ressaltar que devido a localizaçao geográfica, existe uma limitação de conhecimento e quem busca tal conhecimento é preciso viajar aos grandes centros (São Paulo e Rio de Janeiro), tornando muito dispendioso pois o deslocamento é somente aéreo.
bailarino árabe

Em 2000, recebeu grande respeito pela Sociedade Árabe nacional por defender a causa Palestina e Promover a Cultura Milenar Palestina na Amazonia Brasileira.
Em 2002, apresentou um trabalho de fusão apresentando um coquetel de coreografias (Dança do ventre, dabke palestino, dabke libanês e Said de casal). Com esta diversidade de estilo ganhou um prestigio maior pelo público.
Em 2003, em parceria com Anderson Lível, voltaram em apresentar apenas danças palestinas por uma exigência da colônia palestina local. Esta parceria seguiu por 6 anos.
Em 2005, por meio da TV UFAM, gravaram seu primeiro espetáculo em DVD no palco do Famoso Festival Marquesiano (Festival de grande admiração pela sociedade amazonense por apresentar danças típicas de outros países). Este DVD foi fundamental e serviu como de divulgação do grupo aos Centros de Dança do País.
Em 2007, a convite do Sr. Andre Durand, diretor do Grupo Faqra (Manaus-Am), integrou ao elenco da delegação que iria representar o Amazonas no Festival Interamericano de Danças Árabes –CIAD, em Bauru-Sp, organizado pela Bailarina e coreografa Márcia Nuriah. Neste evento conheceu o Mestre Tufic Nabak que ficou encantado e parabenizou pelo trabalho. O grupo desta delegação conquistou o 1. Lugar na categoria Folclore Árabe, um feito inédito para o Estado do Amazonas. Recebeu o direito de representar o Brasil no Festival CIAD na Argentina. Com essa experiência Hassan Zayn recebeu um amadurecimento profissional que lhe trouxe um leque de oportunidades.
dança arabe beduino trajes de dança árabe

 A partir de 2008, começou a prestigiar o Mercado Persa (Festival de grande referencia em Dança e Cultura Árabe), organizado por Shallismar Mattar. Neste evento fez diversos amigos que contribuíram para seu aprendizado direto ou indiretamente, destacam-se Paulo Rasec, Gionava Franchi, Brigitte Bacha, Nagla Yacub, Tufic Nabak, Nasser, Anthar Lacerda, dentre outros. É de fato dizer que o contato com estas personalidade colaborou para um grande enriquecimento e amadurecimento profissional.
Em 2013, completando 20 anos voltados para a Cultura Árabe, foi convidado pela bailarina  Maíse Ribeiro em fazer parte do quadro de professores de sua escola em lecionar Folclore Árabe. Na oportunidade resolveu também a dedicar-se profissionalmente. A pedido de Sarah Zayn e Edjany Deborah foi convidado a participar do 1. BellyChá da Escola de Dança Sherazad (Boa Vista-RR). Também convidado para Festa do Nawaar (Manaus-Am), da bailarina, diretora e coreografa Adriana Amazonas e no Festival BellyJingle (Manaus-Am) de Maíse Ribeiro.
 Postado por Sarah Zayn 

 


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário