Os Véus Islamicos

No Post de hoje vamos aprender um pouco mais sobre os véus islâmicos, que para muitos da nossa cultura ocidental pode simbolizar uma espécie de prisão para as mulheres, enquanto que para outras culturas o uso dos véus vai além de uma veste recatada da mulher possuindo um caráter sagrado e de identidade cultural!

A palavra "véu" é derivada do Latim vēlum, que também era usada para denominar as vela das embarcações. Há duas teorias sobre a origem do termo vēlum:

  • da raiz indo-europeia *wel-, significando "cobrir";
  • da raiz indo-europeia *wegh-, que significa "carregar um veículo".



 HIJAB- é o conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina Islamica No Islã, o hijab é o vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade, ou ainda "o véu que separa o homem de Deus". O termo "hijab" é, por vezes, utilizado especificamente em referência às roupas femininas tradicionais do Islã, ou ao próprio véu.  .                                                     
             Estes lenços,são  considerados por muitos muçulmanos como um símbolo da religião e feminilidade, vêm em uma infinidade de estilos e cores se tornado uma peça fashion nos dias atuais!O tipo mais comumente usado pelas mulheres árabes  no Ocidente é um lenço quadrado que cobre a cabeça eo pescoço, mas deixa o rosto claro.

NIQAB-  é um véu que cobre o rosto e só revela os olhos, usado por algumas mulheres mulçumanas; o niqab pode cobrir também os olhos com um tecido transparente. Geralmente é feito de algodão ou poliester, tendo no preto a sua cor mais comum. É frequente nos países da Península Árabica, mas também pode ser encontrado em outros países de tradição religiosa muçulmana. As mulheres que o usam são chamadas de niqabi ou munaqaba.

CHADOR OU XADOR -é uma veste feminina que cobre o corpo todo com a exceção do rosto. O termo xador refere-se à veste usada no Irã, e obedece ao hijab, o código de vestimenta do Islã. Sua utilização não é obrigatória na Republica Islâmica.
 O xador é usado não apenas pelos muçulmanos, como também por outras comunidades religiosas iranianas, como os zoroastrianos. Sua cor mais comum é o negro, mas ele pode ser confeccionado noutras tonalidades. Contudo, as iranianas mais jovens e não religiosas preferem o uso do lenço cobrindo a face.

BURCA OU BURKA- A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos, porém nos olhos á uma rede para se poder enchergar. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão, em áreas próximas à fronteira com o Afeganistão. Ela é um símbolo do Talibã.
 A Burka foi proibida, na , em 17 de julho  de 2010, pela Lei nº 524, que entrou em vigor seis meses após sua promulgação.

Al AMIRA-  A al-amira é um véu de duas peças, normalmente feitos de algodão ou poliéster e um cachecol que o acompanha.

SHAYLA-  O shayla é um lenço longo e retangular popular na região do Golfo. Ele é enrolado em torno da cabeça e preso no lugar nos ombros.

KHIMAR-  O khimar pende para um pouco acima da cintura. Ele cobre o cabelo, pescoço e ombros completamente, mas deixa o rosto amostra.

Abaixo um tutorial para uso do véu islamico.

 















Postado por Sarah Zayn
Créditos-BBC de Londres
Wikipédia 

3 comentários:

  1. Gostei muito. Muito didático e fácil de aprender. Vou viajar em julho e precisarei. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. http://umsorrisoatrasdoveu.blogspot.com/

    Gente ajude a divulgar meu blog

    ResponderExcluir