Relacionamento- Professores x alunos
Salam, amadas bailarinas e amantes da dança do ventre, hoje trouxemos para vocês um tema a cerca de uma relação que pode ser de amor e ódio dependendo dos indivíduos envolvidos, que é a relação entre professores e alunos de dança do ventre.
Muitas vezes
buscamos em nossos professores algo além das técnicas de Dança do Ventre,
buscamos referências de comportamentos e profissionais equilibrados
psicologicamente para lidar com as mais diferentes personalidades que compõe
uma turma de DV, assim como valores e
atitudes, e quando esse vínculo torna-se positivo, levamos conosco como modelo
de conduta.O verdadeiro professor acaba
nos ensinando não apenas a dançar, ele nos ensina sobre a vida dentro e
fora dos palcos.
Mas quando não encontramos nada disso, simplesmente o entusiasmo em praticar a DV desaparece, assim como devido a alunas de ego super inflado e sem noção muitos professores se desmotivam em passar adiante o que aprenderam. Para evitar isso é necessário que ambos, alunos e professores se vejam como dependentes um do outro afinal o aprendizado é uma troca e não uma guerra.
Faça Você Mesmo- Lanternas Árabes
Elas são elementos charmosos e super elegantes que vão dar todo um clima árabe a sua decoração ou até mesmo a um ensaio fotográfico bellydance.Aqui neste post separamos uma sugestão rápida e de baixo custo que se fizer com bastante capricho pode até presentear as alunas ou dar como lembrancinhas em seus eventos, fica uma charme se colocar velas aromáticas.
Você também pode usar a mesma técnica ensinada aqui neste post para decorar suas tacinhas para dança com taças.
Musica árabe para Baixar- Bellydance Super Stars
SUPER STARS - CD 1
SUPER STARS - CD 2
SUPER STARS - CD 3
SUPER STARS -CD 4
SUPER STARS - CD 5
SUPER STARS CD 6
SUPER STARS- CD 7
SUPER STARS CD 8
SUPER STARS CD 9
Trajes de Dança do Ventre - Tony E Robby Atelier
A riqueza de detalhes é simplesmente fabulosa, assim como o designe que valorizam as curvas de toda mulher.
Confira aqui algumas obras de arte:
Video aulas com Irina Akulenko
Esmeralda Colabone
Hoje tem uma bellydiva maravilhosa aqui no blog a mega,ultra, super, hiper bailarina Esmeralda.
É realmente uma bailarina fascinante que nos enche de inspiração.Dona de um quadril que domina a arte bellydance de uma maneira espetacular, essa linda mulher sabe equilibrar bem todos os elementos necessários para uma performance envolvente, criativa, dinâmica, vigorosa e ao mesmo tempo suave.Conheça aqui um pouco mais sobre Esmeralda e INSPIRE-SE!
Dança com serpente parte 2 - A aula!
Depois de escrever sobre o assunto aqui NESSE POST fiquei muito encantada com a ideia de dançar com esse animal. Fiquei pensando em como seria dançar com uma cobra que fica se mexendo o tempo todo e ao mesmo tempo faz parte do show.
Fui atrás de alguém que desse a aula e achei! Giselle Kenj foi a escolhida. Antes de ir a aula fiquei uma semana vendo vídeos de dançarinas com a cobra e fiquei mais animada ainda, até que chegou o grande dia!
Vejam algumas fotos dessa aula e me digam o que acharam!
Entrevista- Lessiana Alencar
Hoje nós vamos conhecer uma bailarina de Fortaleza-CE, mas que tem sua trajetória na Dança do Ventre solidificada em solo Roiramense.
Lessiana Alencar, além de ser uma talentosa bailarina é uma mulher linda e guerreira, quem a conhece pessoalmente sabe da sua docilidade como pessoa e da sua seriedade profissional, sendo daquelas bailarinas raras que zela pela discrição e que não tem o exibicionismo como marca registrada.
Vale a pena conhecer o trabalho de uma profissional competente que busca sempre levar para Roraima grandes talentos da dança em seus eventos. Lessiana Alencar certamente já é ícone na história da DV em Roraima, como pioneira em ensino dessa arte na cidade, seu trabalho tem dado muitos frutos positivos, resultado de seus estudos com grandes mestres nacionais e internacionais.
Pirâmides do Egito, parte 1
Hoje vamos desvendar alguns mistérios das famosas pirâmides egípcias que até os dias atuais encantam o mundo inteiro com seu alto grau de complexidade arquitetônica...
As Pirâmides do Egito são estruturas antigas
construídas a milhões de anos em alvenaria, e tem a forma triangular.
Pirâmides do Egito, parte 2
Muitos defendem a teoria de que, possivelmente, os Aliens construíram as grandes
pirâmides de Gizé, e assim, os egípcios aprenderam e adotaram o costume.Outro mistério é que, até hoje não se sabe como os egípcios
construíram a grande pirâmide de Quéops sem utilizar uma bússola, e por ela
estar localizada no meio da superfície terrestre, apontando diretamente para a
constelação de Órion, dividindo blocos na esfera terrestre onde as linhas dos
meridianos se cruzam, os humanos ainda não poderiam ter fabricado um meio de
transporte aéreo para ter uma visão de cima do planeta.
FAÇA VOCÊ MESMO- Porta Pincéis de Maquiagem
Eu confesso que eu tento ser organizada e no último evento que participei senti falta de algo para carregar somente meus pincéis, e olha só que lindo, reciclável e fácil de fazer esse porta-lápis que logo já pensei em fazer para carregar meus pincéis.
Cronograma Capilar- Cabelos Nutridos e Saudáveis
Olá bailarinas que amam se cuidar, hoje vim compartilhar com vocês um cronograma de tratamento de cabelos que você pode fazer em casa. É indicado para todos os tipos de fibras capilares sejam elas lisas, crespas ou cacheadas, pois o intuito é que esta rotina de tratamento venha auxilia-la na recuperação de fios danificados por agressões naturais, químicas e etc, deixando seu cabelo muito mais nutrido e saudável.Garanto que você vai amar os resultados, é só ter disciplina e seguir o Cronograma direitinho, mas DISCIPLINA E PERSEVERANÇA temos de sobra, afinal somos bailarinas de dança do ventre, então vamo que vamo...
Belly Cacheadas- Como cuidar dos seus cachos
Hoje trouxemos dicas que vão ajudar você a ter e manter seus cachinhos, hidratados e cuidados, com a participação especial da lindíssima Pietra Lincah, ( bailarina na foto acima) e da amiguinha aqui do blog, a Bruna caxeiro que vai compartilhar conosco suas dicas, afinal bem sabemos que os cabelos são também um instrumento de nossa dança.
A dança do ventre com punhal
que envolve uma teatralidade maravilhosa exigindo uma ótima interpretação artística da bailarina.
Embora seja uma modalidade um tanto esquecida nos dias atuais e não seja muito vista nos palcos, a dança com punhal é certamente um plus a mais no rol de performances de qualquer bailarina. Cuidando das Axilas
Salam, minhas queridas! no post de hoje vamos ter dicas de como deixar as axilas lindas, afinal elas também ficam a mostra em nossa dança, mais do que a gente pensa, e os cuidados vão além da depilação pois temos muitos movimentos de braços no alto e uma axila bem cuidada nessa hora faz toda a diferença.
Vamos as Dicas!!
FILME:Just Like a Woman- Simplesmente uma Mulher
Genteeeeee essa semana estreia nos
cinemas um filme que promete ser super legal, principalmente para
nós,que somos apaixonadas por dança do ventre e música árabe. O nome do
filme no brasil é: SIMPLESMENTE UMA MULHER.Preparem a pipoca, porque toda bellymaníaca vai querer assistir. Confiram a Sinopse e o trailer do filme:
Tribal Dancer- Naimah
Naimah é uma premiada dançarina do ventre de Baltimore, MD, que ganhou o título em 2009 de Bellydance Nationals alternativo Campeão Solita Fusion e o prêmio do Povo Choice.
Essa linda bailarina começou a explorar a arte da dança do ventre em 1999, com algum conhecimento em ballet, moderno, hip hop e dança africano. Ela estudou dança do ventre com grandes talentos como como Devra Johari, Antonia, Lotus Niraja e Piper.
Faça você mesmo! Top em mosaico de pedrarias!
Oi meninas encontrei aqui em meus arquivos de pesquisa duas fotinhas que não lembro de onde peguei, mas que dão idéia de como um top somente bordado com pedrarias fica lindo e muito divo.
Já vi tops só em mosaico ao vivo e são lindo de mais, e bem faceis de fazer se comparado aos de bordados mistos. Deixo aqui a dica Pra você se inspirar e quem sabe se aventurar na confecção do seu!
Dicas de aprendizado na Dança do Ventre
Aqui você confere super bellydicas com a professora Nadhiyah Melik para turbinar seu aprendizado, vale a pena anotar em sua belly agenda...se quiser mais dicas dá uma olhadinha NESSA POSTAGEM, super completa com mais dicas profissionais.
Dubai a Jóia das Árabias
Hotel Burj Al Arab – Dubai |
VIAJE COM A GENTE NESSA EMOÇÃO!
A História do Perfume
Quem não gosta de um bom aroma no ar? Quem não gosta de estar cheirosa e de ter pessoas cheirosas por perto? TODOS NÓS AMAMOS NÃO É MESMO?
Então que tal dar uma lida nesse post super bacana que vai contar um pouquinho da história dos perfumes? afinal tem tudo a ver com quem ama a cultura egípcia e árabe, e como já era de se imaginar, foram os egipcios que abençoaram nosso olfato com essa dadiva maravilhosa que são os perfumes... confiram!!!
Bailarina Internacional Shahdana
Shahdana (Melisa Pustilnik) é da Argentina e já nutria uma paixão enorme pela musica desde os seus 9 anos de idade, essa paixão também despertou o interesse pela dança sendo que Michael Jackson e Madonna foram as suas inspirações, a linda bailarina passava longas horas tentando imitar os seus passos e coreografias.
Amaya Dance Company
Natacha Said
Vale muito a pena conferir a dança maravilhosa dessa bellydiva!
Videos Didáticos com Lulu Brasil
Dicas Para Prevenir Estrias
Montar coreografia de Dança do Ventre
Criar
uma coreografia muitas vezes pode ser desafiador, além de exigir muita criatividade e uma boa dose de visão artística, onde suas ideias irão ser expostas transformando-as em realidade através de bailarinos ou por você mesmo no caso de um Solo.
Para dançar uma coreografia você pode contratar um coreográfo ou simplesmente montar de acordo com sua inspiração, você também pode treinar aquela coreo massa que viu no youtube mas lembre-se: nada de copiar a coreo e denominar como de sua autoria. Infelizmente já vi muito disso acontecer!
DICAS ÚTEIS PARA MONTAR COREOGRAFIA
- O primeiro passo é escolher a música, com ritmo e letra que apoiem a coreografia- SAIBA A TRADUÇÃO DA MÚSICA E QUAIS RITMOS A FORMAM, para vc não sair dançando SAID no lugar de TAKSIM e fazendo cara de drama quando o cantor está dizendo que está radiante de felicidade.
O tempo de duração da música também é um fator importante, prefira músicas de no máximo 4 minutos, principalmente se você não tiver um repertório extenso de movimentos. Prender a atenção do publico é um desafio então se você ainda não domina as técnicas necessárias, não use músicas longas nem muito lentas para não cansar o publico, opte por músicas que variem bastante de humor,o que não é difícil de encontrar quando se trata de músicas árabes.
- O segundo passo é escolher os movimentos que vai usar de maneira que se encaixem no ritmo e na melodia. Procure trabalhar a variedade na seleção desses movimentos, coloque no caderno que movimentos pretende usar e em quais momentos da música.
- Não esqueça de colocar pelo menos uns três movimentos de Impacto e o tão famoso cambret(uma vez é suficiente),coloque também giros elaborados e poses elegantes para enriquecer sua performance, se não sabe fazer nenhum não se preocupe invista o máximo, na limpeza e elegância dos movimentos ainda que toda sua coreografia seja composta somente de movimentos básicos, pois muitas vezes o simples se torna muito mais eficaz quando bem feito do que o complexo se for mal feito.
- O quarto passo é dedicar-se aos ensaios , reserve na sua agenda pessoal dia e horário especifico para seus ensaios procurando ter o máximo de disciplina e comprometimento. Filme seu treino para ver onde precisa melhorar ou mostre para uma amiga de confiança que entenda um pouco do assunto para que ela avalie e lhe ajude nas correções.
- O quinto passo é escolher o figurino ideal, coloquei este como ultimo passo, mas é você quem determina o momento para essa escolha tendo em vista que o figurino deve se encaixar na sua proposta coreográfica ou no estilo que você estará apresentando. É importante verificar se o figurino não vai comprometer a performance e atrapalhar seus movimentos e deslocamentos em cena, sendo assim procure vez ou outra ensaiar com o figurino.
NÃO É LEGAL FICAR PARADA NO CENTRO DO PALCO A DANÇA INTEIRA, ASSIM COMO NÃO É BOM SE DESLOCAR DE MAIS, PROCURE O EQUILIBRIO E PRICIPALMENTE LEVEZA NESSA MOVIMENTAÇÃO.
PARADA DE MAIS- Fica monotóno
DESLOCAMENTO DE MAIS- Fica confuso
OS TRÊS TEMPOS ESSENCIAIS:
1. TEMPO-NÃO DÊ TUDO DE SÍ AGORA- Faça uma entrada triufal com movimentos lindos para já chamar a atençao do publico.
2- TEMPO- DESCANSE- é o meio da sua apresentação nada de performnces mirabolantes principalmente em DERBAKE, que exige uma respiração controlada onde estar ofegante pode atrapalhar e muito, brinque interaja com publico invista nos movimentos básico e bem feitos e vá crescendo em sua apresentação e thannnnnn engate no terceiro tempo.
3- TEMPO- FECHE COM CHAVE DE OURO- Agora sim aqueles movimentos guardados a sete chaves que vc executa como ninguém irão ser mostrados, e tudo vai ficar lindo e maravilhoso se a frase final da musica combinar com uma linda pose!!!
COREOGRAFIAS EM GRUPO
Coreografar um grupo é uma verdadeira batalha, principalmente em escolas de DANÇAS ÁRABES onde todos desejam participar e os alunos se apresentam por turma e não por seleção ou audição de bailarinos e há uma enorme variedades de niveis entre os alunos, uns aprendem rápido outros nem tanto.
Nesse caso sugiro que monte coreografias de acordo com a habilidade artística,e principalmente com o nível de aprendizado da turma no contexto geral, buscando usar movimentos que todos dominem integralmente, para que assim todos possam contribuir e aplicar com facilidade os movimentos aos desenhos coreográficos.
O QUE SÃO DESENHOS COREOGRÁFICOS?
Uma apresentação em grupo( assim como em solo) exige movimentação em cena e é essa movimentação irá se transformar em desenhos e formas de acordo com a posição e deslocamento de cada bailarino, conferindo a coreografia toda uma beleza performática.
ESTES SÃO OS DESENHOS MAIS USADOS EM COREOGRAFIAS BÁSICAS, O INTERESSANTE É VERIFICAR O TAMANHO DOS BAILARINOS PARA QUE ENTREM EM HARMONIA COM O DESENHO, OU SEJA, DO MENOR PARA O MAIOR OU DO MAIOR PARA O MENOR
DICAS PROFISSIONAIS
Antes de começar a coreografia na prática é interessante colocar no papel seu desenho coreográfico, JA DETERMINANDO A POSIÇÃO DE CADA UM, isso facilitará muito seu trabalho, quando for passar a coreografia.
O profissional que cria as coreografias é denominado coreógrafo e o que registra esses movimentos graficamente é o coreólogo. A coreologia é a escrita da dança, que pode ser em pentagrama (partitura).
Mais abaixo você assiste em video uma linda coreografia em grupo!
DESENHOS COREOGRÁFICOS PROFISSIONAIS
Referências:Wikipédia
De Rose Mont' Serrat
TEXTO DE JOYCE MARTINS(Sarah Zayn)
A Dança com Serpente
A dança do ventre tem muitos mistérios e significados, cada
elemento que as dançarinas usam na dança tem algum significado antigo. Hoje
vamos falar sobre a dança com serpente!
A serpente é considerada símbolo universal da energia
ou da força. Poucos animais desfrutam de uma simbologia tão rica e extensa como
a serpente. Praticamente todas as características desse réptil representam
algo, tanto no sentido esotérico como no mítico e no psicológico.
O seu movimento
sinuoso, o fato de trocar de pele todos os anos, a sua língua ameaçadora, sua
capacidade de hipnotizar pequenos animais e em seguida matá-los envolvendo-os
com seu corpo, seu veneno mortal, sua capacidade de sobreviver em florestas,
desertos, praias e montanhas, e tanto na terra como na água, fazem da serpente
um manancial inesgotável de símbolos multivalentes.
Na Índia, os cultos da serpente ou cultos do "espírito da serpente" conectam-se com o simbolismo das "ondas da vida". Esse réptil é visto como guardião das fontes de vida e da imortalidade, e dos tesouros espirituais. Quanto ao Ocidente, a serpente, devido a seus movimentos sinuosos, é símbolo da "sabedoria das profundezas" - ou seja, em linguagem psicológica, dos conteúdos do inconsciente."
Na Índia, os cultos da serpente ou cultos do "espírito da serpente" conectam-se com o simbolismo das "ondas da vida". Esse réptil é visto como guardião das fontes de vida e da imortalidade, e dos tesouros espirituais. Quanto ao Ocidente, a serpente, devido a seus movimentos sinuosos, é símbolo da "sabedoria das profundezas" - ou seja, em linguagem psicológica, dos conteúdos do inconsciente."
Antigamente, as bailarinas dançavam com uma serpente de ouro
ou metal, para simbolizar a dança e o animal considerado sagrado. A serpente é
considerada símbolo de conhecimento oculto e de sabedoria.Atualmente, as
bailarinas ficaram mais ousadas e começaram a utilizar o animal de verdade para
dançar.
Desde aquela época, a possibilidade de representar a serpente era através de acessórios, além de movimentos ondulatórios de braço e tronco para imitar o animal. São utilizadas também as luvas que imitam serpentes e roupas colantes com paetês que lembram a pele da cobra. As antigas dançarinas e muitas vezes sacerdotisas, utilizavam o animal em sua forma simbólica, através de braceletes, pulseiras entre outros feitas em outro ou metal.
DICAS PARA QUEM DESEJA PRATICAR ESSA MODALIDADE
Se você acha que pode pegar qualquer animalzinho desse por aí e sair dançando, você esta enganada, existe todo um cuidado a ser tomado antes de se aventurar nessa linda modalidade AFINAL ESTAMOS FALANDO DE UM SER VIVO e como tal merece amplos cuidados.
Você precisa procurar uma cobra não venenosa, em criadouros específicos. Existem criadores que tem o aval do Ibama para a criação e que já conhecem a finalidade para a dança do ventre ou seja procure comprar uma de um criador de confiança. Já ouvi dizer que para ter a própria cobra é necessário ter a licença do IBAMA e a bailarina precisa cuidar da cobra desde filhote pois Dessa forma, você vai saber se o animal tem uma boa disposição sem antecedentes que inclui maus-tratos. Além disso, este dá-lhe tempo para se familiarizar com o manuseio e aprender sobre ele. .
O animal precisa estar sempre bem alimentado e é preciso
deixá-lo bem tranquilo sempre para que ele não fique alvoroçado quando for
dançar. O barulho pode deixar o animal estressado. As luzes e a música alta
devem ser evitadas.
As serpentes são criaturas selvagens que não são treináveis. Você não pode suborná-los ou recompensá-los como você faria com outros animais de estimação. Quando você levá-lo para um show, você é responsável por sua segurança.
A roupa ideal para dançar com a cobra é sem muita pedraria,
pois embora não seja nítido este animal possui escamas e ao o rastejar pelo seu corpo pode se machucar com pedraris e strass principalmente!
Pode soar como um monte de trabalho, mas na verdade não é quando você pegar o jeito da coisa, a cobra realmente acaba sendo o centro das atenções da dança! Existem muitos movimentos para fazer e sempre mantendo a cobra em posições confortáveis. O resultado é uma apresentação exótica e linda!
Você precisa procurar uma cobra não venenosa, em criadouros específicos. Existem criadores que tem o aval do Ibama para a criação e que já conhecem a finalidade para a dança do ventre ou seja procure comprar uma de um criador de confiança. Já ouvi dizer que para ter a própria cobra é necessário ter a licença do IBAMA e a bailarina precisa cuidar da cobra desde filhote pois Dessa forma, você vai saber se o animal tem uma boa disposição sem antecedentes que inclui maus-tratos. Além disso, este dá-lhe tempo para se familiarizar com o manuseio e aprender sobre ele. .
As serpentes são criaturas selvagens que não são treináveis. Você não pode suborná-los ou recompensá-los como você faria com outros animais de estimação. Quando você levá-lo para um show, você é responsável por sua segurança.
Pode soar como um monte de trabalho, mas na verdade não é quando você pegar o jeito da coisa, a cobra realmente acaba sendo o centro das atenções da dança! Existem muitos movimentos para fazer e sempre mantendo a cobra em posições confortáveis. O resultado é uma apresentação exótica e linda!
Vejam aqui no álbum "Serpentes" em nossa fan page as lindas bailarinas e suas serpentes:CLICK AQUI E INSPIRE-SE!
MINHA PRIMEIRA AULA COM SERPENTES CLICK AQUI
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Abaixo alguns vídeos de corajosas bailarinas:
Postado e pesquisado por: Surya
Edição: Fan Page DV
Os Beduinos
Os
beduínos são originários da Península Arábica e, no século VII, durante as
conquistas árabes, expandiram-se pelo norte da África. Os beduínos, no século
XXI estão organizados em tribos que falam a língua badawi e consideram-se
descendentes dos árabes.
Com
suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da
região, já as tribos coraixitas habitavam a região litorânea e viviam do
comércio fixo. Na Arábia, onde sempre viveram os grupos principais, as difíceis
condições de vida no deserto geraram conflitos pelo uso de poços de água e
pastagens, levando bandos de beduínos a eventuais ataques a caravanas e outras
formas de roubo contra vizinhos e forasteiros. Na difícil vida no deserto, o
camelo é fundamental para a sua sobrevivência. Além de meio de transporte, o
animal fornece leite, carne e a pele.
Após
a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo de vida desse povo começou a
modificar-se. Submetidos ao controle dos governos dos países onde viviam, eles
passaram a enfrentar dificuldades para perambular à vontade como nômades. O
número de beduínos diminuiu, e hoje o estilo de vida deles é cada vez mais
sedentário. Entretanto, a fervorosa adesão ao islamismo e o caráter tribal das
sociedades permanece.
Cada grupo reúne várias famílias sob a liderança máxima
de um chefe hereditário (xeque). As várias tribos também têm estatuto diferente.
Algumas são consideradas "nobres", porque teriam ancestrais
importantes. Outras, "sem ancestrais", servem às de maior status, com
seus membros atuando como artesãos, ferreiros, artistas ou fazendo outros tipos
de trabalho.
Na região da Faixa de Gaza (Território
Palestino), que faz fronteira com o Egito, foram absorvidos alguns ritmos
egípcios, muito usado nas danças típicas beduínas, tudo porque naquela região é
uma espécie de corredor natural de caravana de mercadores egípcios que saem da África
em direção a Ásia para os tradicionais acordos comerciais entre os povos do
oriente. Esses ritmos foram introduzidos a partir de intercâmbios culturais e
atividades festivas, principalmente quando era firmado um acordo entre os
comerciantes. Em razão pelo feito cada membro do acordo apresentava uma dança
da típica da sua cultura e assim ocorriam as influencias. Os ritmos que mais se
destacaram eram o Said e o Baladi.
PESQUISA E COLABORAÇÃO DO BAILARINO E COREOGRAFO DE DANÇAS ARABESFOLCLÓRICAS NILSON JUNIOR- MANAUS-AM
Ritmos Árabes
DUM DUM ESS TAC DUM ESS TAC ESS
DUM TAC ESS DUM DUM ESS TAC ESS
- Soudi ou Adali – Originário do Golfo Pérsico ritmo 4/8 usado para a dança khallig ritmo folclórico direcionado a esta dança.
DUM ESS DUM ESS TAC ESS
- Maqsoum – Originário do Egito. Possui muitas variações também. Significa “cortado ao meio”. Ritmo 4/4 muito usado em solos de derback.
DUM TAC ESS TAC DUM ESS TAC ESS
- Fallahi – Originário do. Egito fallahi significa camponeses nome dado aos trabalhadores dos campos egípcios que utilizam este ritmo 3/4 em suas celebrações.
DUM TAC TAC ESS
- Ayoub – Ritmo folclórico, originário da África forte e marcante usado desde o tradicional dabke libanês até o zaar ritual religioso do Egito semelhante a umbanda.
DUM ESS DUM TAC
- Masmoudi Kabir – Ritmo egípcio 8/4 bem semelhante ao balady mas, numa cadência bem diferenciada, usado muito nas músicas clássicas do estilo tarab.
DUM DUM ESS TAC ESS TAC DUM ESS TAC ESS TAC ESS
DUM ESS ESS ESS TAC ESS TAC ESS DUM ESS ESS ESS TAC ESS ESS ESS
- Zaffa – Ritmo 4/4 utilizado em cerimônias de casamento. Dançarinos e músicos acompanham os noivos em sua chegada e sua saída.
DUM TAC TAC TAC DUM ESS TAC ESS
- Karachi – Ritmo 2/8 rápido, utilizado bastante no Egito e no norte da África.
TAC ESS TAC DUM
- Malfuf – Ritmo 2/4 bastante utilizado na Raks Sharky, sobretudo, para entrada e saída de bailarinas, também muito usado no dabke.
DUM ESS TAC ESS TAC
- Samaai – Bastante utilizado na música Síria no estilo moacharrad. ritmo usado na maioria das vezes na sua candência lenta, possui uma seqüência de três partes. Compõe um ritmo 10/8.
DUM ESS ESS TAC ESS DUM DUM TAC ESS ESS
- Takssim – É uma improvisação de instrumento melódico que pode ou não ter acompanhamento rítmico.
Instrumentos da Música árabe
Os
instrumentos mais usados na música árabe são:
Instrumentos
de corda
- Alaúde – Seu nome vem do árabe Al – Úd, sua origem remota ao século VII, possui braço curto e fundo arredondado, com 12 cordas. No passado, suas cordas eram feitas de seda e tripa de carneiro. Atualmente, as cordas são feitas de nylon e aço, porém antigamente, a richie (palheta usada para tocar o instrumento), era feita de pluma de águia e atualmente é feita de acrílico. É considerado o principal instrumento da música árabe e o 1º Instrumento de cordas do Mundo.
- Violino – Instrumento Europeu que foi adaptado na música árabe, no século XIX. Já no século XX, ele já havia tomando o lugar da antiga e ainda usada Rabeb (instrumento folclórico que é o pai do violino e da Rabeca).
- Kannun – Instrumento semelhante a Citara que é posicionada no colo do músico, possui 25/30 conjunto de cordas triplas de nylon. É tocado com o apoio de dedais e é usado até hoje na música árabe.
Instrumentos
de Sopro
- Nay – Flauta de bambú de som suave e hipnotizante, usada em todos os estílos da música árabe, até hoje.
- Mijuez – Flauta de bambú dupla, de som agudo e médio agudo. Usada em músicas folclóricas (Dabke e na Dança do Bastão).
- Mizmar – Flauta de madeira curtida, semelhante a uma mini corneta, de som agudo e médio. Instrumento típico das montanhas e também folclórico.
Instrumentos
de percussão
-
Derback ou Table – Instrumento
solo originalmente feito de argila extraída do rio
Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada
com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético,
instrumento este que oferece três variados sons: grave,
médio e agudo; motivo pelo qual é considerada
percussão principal numa orquestra árabe.
- Deholla (Semelhante ao derback) – Instrumento de base originalmente feito de argila extraída do rio Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece dois tipos de sons: grave e médio grave.
- Daff (Pandeiro oriental de tamanho médio) – Instrumento de base com címbalos de metal, originalmente feito de madeira com couro de peixe, mas, também foi modernizado, sendo confeccionado com alumínio fundido e com a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece três tipos de sons: agudo, médio agudo e médio grave.
- Katm ou Maktoum – Instrumento de base originalmente feito de madeira com couro de gazela ,sendo confeccionado assim até os dias atuais, instrumentos que não houve modernização, emite dois tipos de sons: grave e médio grave
- Mazhar (Pandeiro oriental de tamanho grande) – Instrumento de base com címbalos grandes emite tres tipos de sons: grave, médio e médio grave.
- Tabel (Tambor oriental) – Instrumento solo originalmente feito de madeira com couro de carneiro em seus dois lados, sendo confeccionado assim até os dias atuais, instrumento que também não houve modernização, emite um só tipo de som: grave.
Escrito pelo Professor de ritmos: "Eduardo Almaza"
Percussionista Oficial da Banda Árabe Laieli Almaza
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