Os Véus Islamicos

3
COM
No Post de hoje vamos aprender um pouco mais sobre os véus islâmicos, que para muitos da nossa cultura ocidental pode simbolizar uma espécie de prisão para as mulheres, enquanto que para outras culturas o uso dos véus vai além de uma veste recatada da mulher possuindo um caráter sagrado e de identidade cultural!

A palavra "véu" é derivada do Latim vēlum, que também era usada para denominar as vela das embarcações. Há duas teorias sobre a origem do termo vēlum:

  • da raiz indo-europeia *wel-, significando "cobrir";
  • da raiz indo-europeia *wegh-, que significa "carregar um veículo".



 HIJAB- é o conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina Islamica No Islã, o hijab é o vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade, ou ainda "o véu que separa o homem de Deus". O termo "hijab" é, por vezes, utilizado especificamente em referência às roupas femininas tradicionais do Islã, ou ao próprio véu.  .                                                     
             Estes lenços,são  considerados por muitos muçulmanos como um símbolo da religião e feminilidade, vêm em uma infinidade de estilos e cores se tornado uma peça fashion nos dias atuais!O tipo mais comumente usado pelas mulheres árabes  no Ocidente é um lenço quadrado que cobre a cabeça eo pescoço, mas deixa o rosto claro.

NIQAB-  é um véu que cobre o rosto e só revela os olhos, usado por algumas mulheres mulçumanas; o niqab pode cobrir também os olhos com um tecido transparente. Geralmente é feito de algodão ou poliester, tendo no preto a sua cor mais comum. É frequente nos países da Península Árabica, mas também pode ser encontrado em outros países de tradição religiosa muçulmana. As mulheres que o usam são chamadas de niqabi ou munaqaba.

CHADOR OU XADOR -é uma veste feminina que cobre o corpo todo com a exceção do rosto. O termo xador refere-se à veste usada no Irã, e obedece ao hijab, o código de vestimenta do Islã. Sua utilização não é obrigatória na Republica Islâmica.
 O xador é usado não apenas pelos muçulmanos, como também por outras comunidades religiosas iranianas, como os zoroastrianos. Sua cor mais comum é o negro, mas ele pode ser confeccionado noutras tonalidades. Contudo, as iranianas mais jovens e não religiosas preferem o uso do lenço cobrindo a face.

BURCA OU BURKA- A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos, porém nos olhos á uma rede para se poder enchergar. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão, em áreas próximas à fronteira com o Afeganistão. Ela é um símbolo do Talibã.
 A Burka foi proibida, na , em 17 de julho  de 2010, pela Lei nº 524, que entrou em vigor seis meses após sua promulgação.

Al AMIRA-  A al-amira é um véu de duas peças, normalmente feitos de algodão ou poliéster e um cachecol que o acompanha.

SHAYLA-  O shayla é um lenço longo e retangular popular na região do Golfo. Ele é enrolado em torno da cabeça e preso no lugar nos ombros.

KHIMAR-  O khimar pende para um pouco acima da cintura. Ele cobre o cabelo, pescoço e ombros completamente, mas deixa o rosto amostra.

Abaixo um tutorial para uso do véu islamico.

 















Postado por Sarah Zayn
Créditos-BBC de Londres
Wikipédia 

Livro Anatomia da Dança

2
COM
A dica de leitura de hoje é para você professor e bailarino que tem respeito com seu corpo e com os corpo dos seu alunos e  quer ter um conhecimento mais técnico e apurado  de como o físico se comporta em determinados movimentos. O livro Anatomia da Dança, é de fato uma obra que vai auxiliar muito nessa compreensão e o melhor de tudo é que vem todo ilustrado e a lingugem é de fácil
entendimento.
 "Dividido em nove capítulos, conhecemos sobre o nosso corpo em movimento e todas as “partes” que o compõem. Da coluna aos pés, descobrimos como nosso corpo funciona, especialmente na dança. Em cada capítulo, há exercícios para melhorar nosso desempenho. Tudo muito bem-explicado, com ilustrações que mostram os músculos e os ossos. Não só, há dicas de segurança, para ninguém se machucar fazendo por conta própria." (Cassia Pires)






SINOPSE DO LIVRO

Dicas de Músicas - Emad Sayyah

3
COM

Olá Habibas e Habibes vocês vão amar a dica musical de hoje é esse super cd do grande músico internacional Emad Sayya, com SOLOS DE PERCUSSÃO  LINDOS DO INICIO AO FIM, e adivinhem só a capa é ilustrada por nada mais nada a menos que Adriana Amazonas, bailarina de Manaus-AM que foi convidada pelo prório Emad.

 Vale realmente muito a pena ter esta obra em sua coleção músical CLICK AQUI E CONFIRA O QUE TEM POR LÁ!

 

 



Postador por: Sarah Zayn

Bailarino Igor Kischka.

0
COM

 
  Gente essa semana fiquei extasiada com as performances de   Igor Kischka,confesso que não conhecia o trabalho desse magnifico bailarino, e foi uma surpresa e tanto ao assistir o DVD da Aziza(Revista Shimmie) me deparar com um homem dançando com uma leveza ímpar formando um conjunto harmonioso de elegância e bom gosto que vai desde a escolha do figurino
a uma seleção de movimentos hipnotizantes.
Vale muito a pena assistir e estudar esse artista que com certeza já está na minha lista de preferidos, pelo fato de ser um homem e conseguir extrair tamanhos traços delicados de seus movimentos, além de uma postura invejável que emoldura com muita classe sua dança, mudando todo meu conceito sobre dança masculina.


Participou de diversos workshops e aulas com renomados profissionais da área como Saida (Argentina) , Tito (Egito), Amir Thaleb (Argentina) , Mariela (México), Aalíah (Argentina) , Ju Marconato (SP), Kahina (SP), Tufic Nabak (JF), Letícia Soares (BH), Nur (SP), Mahaila el Helwa (SP),Tayune Ohana (BH) , Aziza-Mor Said (SP), Lulu from Brazil, Fernanda Guerreiro (BA) , Renata Violanti (RJ), Kiania Lima (SP), Shanan (Argentina). Durante aulas com a bailarina e professora Aziza-Mor, foi convidado a dançar em uma Festa das alunas no Centro Cultural Shangrilá House, começando oficialmente sua trajetória na dança do ventre em 2011. Seus estudos e dedicação à dança permanecem constantes, sempre procurando renovar e aperfeiçoar suas técnicas. Atualmente ministra aulas particulares e viaja o Brasil e exterior para shows, cursos e workshops. Algumas inspirações e bailarinas de estudo na dança: Fifi Abdo, Lulu Sabongi(agora conhecida como Lulu from Brazil), Soraia Zaied, Tayune Ohana, Carlla Sillveira, Sohair Zaki, Letícia Soares, Dina, Saida, Yamil Annum, Samia Gamal, Randa Kamel, Aziza-Mor Said, Kahina , Darya, Yana, Marta, Aida , etc.



 



Postado por Sarah Zayn Agradecimentos  Igor Kischka. , Aziza Mor e Revista Shimmie