Respiração na Dança


Dançar exige uma boa eficiência respiratória e tem tudo a ver com nosso desempenho, então no post de hoje  vamos tratar deste assunto, buscando compreender um pouco mais sobre o processo de respiração ao dançar.

respiração deficiente provoca uma queda substancial na qualidade da dança. O desgaste na dança se torna maior porque os músculos ficam tensionados e o equilíbrio e a sustentação do corpo são prejudicados. (Scarlet)


  Respirar significa simplesmente puxar o ar para os pulmões pela expansão de suas paredes circundantes (inspiração) e depois soprando-o para fora de novo (expiração)
 Nos nossos movimentos diários e habituais o processo de respiração é controlado automaticamente, já quando nos movimentamos de forma continua e em velocidades distintas como por exemplo no ato de dançar, nossa respiração se alterar buscando se adaptar para conseguir oxigenar nosso corpo que sem  oxigênio, faz com que os músculos produziam ácido lático o que irá cansar o músculo mais rápido, e levar a dor ou cólicas ou a um estado ofegante a ponto de lhe deixar de boca seca e sem conseguir falar, que dirá fazer um movimento  ou giros da forma correta.
   
 É importante saber que ao dançar não estamos somente aprendendo novos movimentos mas ensinando ao nosso aparato respiratório um novo padrão de comportamento, então bailarinas saibam que sua calma  interior e sua concentração  vão ter um papel fundamental no controle respiratório pois a respiração também está ligada a emoção por isso que em uma apresentação o cuidado deve começar desde os bastidores pois  o nervosismo e a ansiedade podem alterar seu padrão de forma negativa.

  A respiração tem o poder de influenciar diretamente na qualidade de seus movimentos e na sequência harmônica de sua dança, e não somente isso, a respiração também  atua diretamente sobre sua postura pois está relacionada com o diafragma, costelas, vértebras dorsais e abdome. Uma respiração inadequada pode não somente prejudicar sua performance artística como também causar dores na coluna. 

Durante a realização dos camelos ou serpentes, o processo respiratório é mais intenso, pois é provocado pela movimentação diafragmática. Neste processo, a respiração tonifica os órgãos internos (útero, ovários), limpa os pulmões e os intestinos, movimentando o diafragma, tão esquecido por nossas vidas sedentárias. (Luciaureabela)

 O ideal é que ao treinar sua dança você deixe sua respiração fluir naturalmente, sem bloqueá-la, prestando atenção na sua calma interior, mesmo em movimentos impactantes e sequencias vigorosas onde costumamos sem perceber prender a respiração cortando bruscamente a oxigenação do corpo que para se recuperar faz um maior esforço deixando você cansada mais depressa.
A música árabe é muito rica em ritmos o ideal é você escolher um momento  para descansar principalmente nas partes lentas procurando oxigenar bem o corpo, isso também é uma forma de exercício  principalmente na modalidade derbake, pois nessa modalidade oxigenação é TUDO, acredite cansada e ofegante o shimmie trava mais que cd riscado e sua percepção corporal fica afetada.

 No Yoga a respiração é muito importante. Toda postura, todo movimento e todo exercício devem fazer com que nossa respiração seja profunda, intensa e regular. Quando ela entra no ritmo, a alma também pode relaxar, pois a respiração e as atividades estão intimamente ligadas.(Anna Trokers)

Abaixo tem um vídeo que embora seja dirigido a corrida é o que mais se aproxima de dicas úteis para quem dança.
Postado por Sarah Zayn
                                   

2 comentários:

  1. Achei incrível essa postagem, eu nunca vi uma professora seja em aula ou em vídeo abordar este tema, você é a primeira!

    ResponderExcluir