Como cuidar de seus joelhos.




 Nós bailarinas muitas vezes fazemos esforços de verdadeiros atletas   e como tal devemos proteger nossos joelhos de lesões que se não forem bem cuidadas podem ter efeitos danosos irreversíveis e em casos mais graves resultando  em mesa de cirurgia.

 Os ensaios consecutivos, os movimentos repetitivos, a falta de alongamentos, falta de aquecimento, a falta de atenção a sua postura pode causar  àquela dor incômoda, muitas vezes em forma de fisgadas  que nos faz ver estrelas. O perigo está em ignorarmos esses sinais pois queremos  a qualquer custo continuar dançando.

 Ignorar os sinais do corpo é um erro gravíssimo, o  ideal é que procure descobrir a causa ( as vezes pode nem ser a dança mas um tipo de calçado usado no dia-a dia que interfere na sua postura)e dar um descanso aos joelhos, não tenha medo de fazer uma pausa, pois caso contrario um breve afastamento da dança pode se estender mais que o esperado e te tirar daquela apresentação que você tanto esperou, ou o que é pior, lhe afastar de vez dos palcos, pois  o tempo de recuperação de um joelho lesionado vai depender do grau de sua lesão e em qual parte do joelho ela ocorreu, e isso só um bom médico poderá determinar.

O tratamento além de repouso contará com longas e dolorosas sessões de fisioterapia e visitas regulares ao ortopedista. Então minhas Habibas o melhor que temos a fazer  nos prevenir destas lesões. Eis aqui algumas dicas que pesquisei com muito carinho para auxilia-las em busca de uma dança com saúde. 

Se possível inclua na sua rotina a caminhada ou a corrida que além de te deixar em forma desenvolve e fortalece os músculos das pernas, fora isso te dá um ótimo preparo físico para suas sequencias de dança. A baixo você pode ver um quadro explicativo sobre a maneira correta de caminhar ou correr.





Alongando

Procure alongar na medida e de forma correta sem exageros, antes e depois dos treinos, devendo-se incluir alongamento para toda a musculatura das pernas (panturrilha, coxa, parte posterior e interna da perna).
 Bailarinas de Dabke podem ter a certeza de adquirirem pernas torneadas e um bom tônus muscular, mas  devem ter atenção redobrada nos alongamentos e sempre procurar calçados específicos que absorvam melhor o impacto.

Cuide do seu peso

A obesidade tem o poder de reduzir e muito  a vida útil dos joelhos, além de  causar precocemente desgaste da cartilagem, osteoartrite, condromalacia patelar, lesões nos ligamentos e meniscos, entre outros problemas.

Atenção ao movimento

repetir, repetir, repetir o movimento te levará a perfeição e seu corpo a exaustão e se esse movimento for realizado repetidamente de maneira incorreta, uma lesão certamente surgirá, atente-se a mecânica do movimento que você está realizando, mantenha sempre o quadril encaixado e os joelhos semi-flexionados, jamais esticados, só assim eles suportarão o impacto de sua dança.

Fortalecimento Muscular

 Que o corpo se exercita enquanto dança é óbvio, mas em DV, trabalha-se grupos específicos do corpo, sendo assim é aconselhável  a bailarina realizar também exercícios que reforcem  seus músculos e suas bases como por exemplo  tornozelos, calcanhar e joelhos  para que estes suportem uma sequência de movimentos repetitivos e de longos ensaios.
 Os músculos estando mais fortes ajudam o corpo a descarregar menos peso sobe os joelhos, o que logo gerará menos risco de lesões.

Tenha fôlego

 Procure adquirir um bom preparo cardio respiratório uma bailarina suporta dançar por longos períodos sem se esforçar demais quer dizer que ela está bem preparada fisicamente(só não vale exagerar), e seu corpo estando preparado e forte o suficiente funcionará de maneira correta sem afetar a postura, evitando lesões

Postura correta

 nunca descuide da postura de bailarina de DV, quadris encaixados, tronco ereto e abdome firme, e joelhos semi-flexionados. Essa postura evita lesões na coluna cervical, quadris e joelhos, além de muita dor.
 Muitas vezes ao dançar trabalhamos movimentos que não nos são naturais ao corpo, por isso devemos cuidar para que possamos carregar conosco esta arte tão bela, por longos e longos anos.
 Espero que esse post ajude a todas/os nós a termos uma melhor consciência corporal e mais respeito conosco.

Beijos Ranya Radi.

                               

POSTADO POR RANYA RADI
EDIÇÃO:SARAH ZAYN
FONTES: www.clinicajoelho.com.br

Um comentário: