Amizade Verdadeira na Dança. Existe??



Ethereal Tribal
   A amizade verdadeira por si só já é difícil de obter em qualquer setor da nossa convivência, que dirá no meio belly dance onde se predomina a convivência feminina e a elevação exagerada do ego de algumas tende a gerar o clima de competitividade.
  
   O grande perigo está nas panelinhas ou nos famosos clubes da lulusinha e alí qualquer reunião de amigas bem intencionadas pode rapidamente se transformar  no clube do caldeirão. E esse caldeirão minhas queridas na grande maioria das vezes  entorna espalhando inimizades entre as bailarinas e queimando com seu veneno ácido quem estiver a sua volta sem dó nem piedade.


   Acreditem vocês ou não, posso afirmar com toda certeza que muitas pessoas já desistiram de praticar essa arte tão saudável, não pela dificuldade de acompanhar as aulas ou qualquer outro motivo, mas pelos problemas de relacionamentos interpessoais(amizades) devido ao fato de não saberem lidar com o comportamento nada saudável de algumas pessoas que acabam por contaminar toda uma esfera de relacionamentos fazendo com que muitos se percam no caminho, deixando para trás sonhos e expectativas em relação a dança do ventre.


   Infelizmente por falta de maturidade emocional, algumas se vão para sempre associando esses problemas a prática da arte em si, pois o coração tão magoado e ressentido não as deixa ver que não é a arte a culpada.
    É por isso que desde já você tem que buscar se munir de inteligência emocional  e compreender que pessoas assim estão em todo lugar,seja no trabalho, na família ou no lazer essas pessoas negativas sempre se farão presentes.
  
   São as eternamente insatisfeitas com tudo, tem ciúme de tudo, são carentes de atenção, o ego é mais inflado que peixe baiacu ameaçado e a vaidade sem limites é seu calabouço onde o que importa é: APARECER, ESTAR SOBRE OS HOLOFOTES,  SER SUPERIOR A TUDO E A TODOS, NÃO ECONOMIZANDO FORÇAS NA HORA DE DIMINUIR OU EXTERMINAR AS OPORTUNIDADES POSITIVAS DO OUTRO. Ressalta-se que nem sempre somos as vitimas, muitas vezes fazemos o papel de vilão, por isso é necessário um exame detalhado no seu EU INTERIOR, o olhar honesto para sí mesmo avaliando o que pode ser melhorado em sí mesmo antes de exigir mudança nos outros.



PRIMEIRO PASSO DA ATITUDE POSITIVA!

NÃO SE DEIXE CONTAMINAR-  Comece não se deixando contaminar fazendo faxina nos seus relacionamentos,  não participando de caldeirões onde o tema central é criticar negativamente a professora ou os colegas de aula seja nas rodinhas reais ou nas virtuais. Todo mundo tem direito de se expressar, mas nem todos sabem fazer isso com inteligência e assertividade, muitos nem se preocupam em ferir sentimentos ou desmotivar o trabalho alheio, não tem coragem de serem francas com aquilo que as desagrada falando diretamente com o alvo de sua insatisfação, elas querem cumplices, saber quem pensa igual e  se possível criar polêmica para aumentar a audiência, assim  cresce rapidamente a quantidade de veneno que vai ser colocado no caldeirão, cada um que traga seu ingrediente malévolo da polêmica baseada na fofoca e na critica mal direcionada onde o resultado da mistura desses ingredientes é apenas um: O BOLO AMARGO DA INIMIZADE.


 CONTROLE O IMPETO DA FOFOCA- Mais complicado que fazer Shimmie sem travar por dois minutos é passar longe desse tipo de situação, é realmente desafiador, afinal quem não gosta de saber das noticias bafônicas? Quem não tem necessidade de revelar os defeitos alheios e que nos incomoda? uma dica para se livra disso é pensar em quem está do outro lado sendo destruído ai vem aquela velha frase: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Se você tem uma critica a fazer faça com inteligência e foco no respeito, e de preferencia diretamente para o alvo de sua aflição, afinal esse mundo dá voltas e o que você fala também correndo o risco de chegar no ouvido dos outros em uma dimensão bem maior e altamente destrutiva.

NÃO DESISTA NUNCA AFINAL DV É MAIS QUE DANÇA SOMENTE- Praticar a dança do ventre é mais que aprender técnicas de movimentos é aprender e desenvolver técnicas de relações humanas é desatar nós de inimizades e fazer os laços com a paz interior. Praticar a dança do ventre é mais que aprender a educar os ouvidos a um novo ritmo, filtrando os instrumentos que a compõe e assim torna-los visíveis por meio do corpo, mas é também  aprender a educar  os ouvidos para o que não vale a pena ouvir  e só destrói o outro, filtrando informações que realmente são importantes e aos transmiti-las que seja com a mesma sabedoria e cuidado com que se revela sua dança.

  Praticar a dança do ventre  é mais que melhorar as formas visuais do corpo, é cuidar também daquilo que não se vê: A ALMA. Exercitando não somente músculos, mas a humildade  a paciência e o respeito, transformando-as não somente em uma boa dançarina mas consequentemente em uma boa pessoa que sabe lidar com as demais que partilham da mesma arte e ambiente que você.

  Amizade verdadeira é difícil e raro mas não é impossível, tenho certeza que ao praticar essa arte você vai conhecer pessoas que realmente vão valer a pena as ruins leve como aprendizado.
  Saiba que por meio das atitudes positivas e sinceras você vai atrair pessoas melhores para sua convivência que de fato queiram seu bem e torçam por seu sucesso. Reforçando suas atitude positivas você ainda vai  ajudar as pessoas ruins a melhorar com seu bom exemplo, afinal o mau se vence com o bem e as trevas se dissipam com a luz.  SEJA LUZ, APESAR DE TUDO!

Texto de Aziza Zayn
Postado por: Aziza Zayn
Agradecimentos:Tânia Menegeli
Meneghellidetox sucos

5 comentários:

  1. A falsidade feminina não é só no mundo belly dance. Fazia teatro e minha colega queria arrumar encrenca comigo por causa do diretor e ainda me roubou.
    Eu faço aulas de belly dance e até agora não tive problemas até porque a experiência acima citada me fez ficar esperta.
    Elaine
    elainecsilva@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso é muito complicado faço aulas, e por conta de convívios acabei conhecendo profissionais fantásticos mas também o lado ruim de alguns se você não souber aonde se envolve acaba dançando ou melhor não dançando, essa noção se torna ainda mais forte a cada passo e sou só um peixe pequeno ainda nesse mar!

    ResponderExcluir
  3. Quando você experimenta fazer aulas com diferentes turmas e diferentes professores (como é meu caso), dificilmente se prende em panelinhas desse tipo. Infelizmente passei por essa experiência em um grupo de nível avançado que menosprezavam as que sabiam menos. No final das contas, acabei preferindo ir para um grupo intermediário!! Atualmente também frequento as aulas de uma turma de nível básico para aperfeiçoar alguns movimentos que a professora está passando para elas =) No começo ficaram meio assim com a minha presença, afinal sou de outra turma, mas agora já acostumaram comigo, kkk. Também jogo limpo com a minha professora: ela tem consciência de que estudo em casa (youtube, blogs, DVD's) e que participo de workshops com outros instrutores.

    ResponderExcluir
  4. Talvez dependa um pouco da professora, da lider da sala de aula. No nosso caso, temos uma professora muito generosa e ela acaba sendo nosso maior exemplo. Ela está sempre pondo lindas frases na roda e se doa o máximo que ela pode e isso gera em nós um sentimento de grupo, de amizade muito grande.... não queremos ver nenhuma de nós fracassar, queremos ver a alegria e o sucesso de cada uma e na medida que cada uma pode dar. Portanto, acho que ter uma exemplo de pessoa e de mulher liderando as aulas é imprescindível.

    ResponderExcluir