APRENDENDO O CAMBRET- PARTE 1

Foto By Adelita Shohfi

  Um dos movimentos usados na dança do ventre que em minha opinião pessoal é um dos mais lindos, sem dúvida alguma é o CAMBRET. Sempre foi um sonho enorme para mim executar este movimento, mas o medo de cair de cabeça no chão ou danificar minha coluna era maior que a disposição em executa- lo.

Vencer o medo foi a parte mais complicada, e a falta de um professor que ensinasse técnica correta era também outro agravante, ja havia participado de coreografias onde havia esse movimento mas as professoras não ensinavam a técnica nem treinos para trabalhar tanto a segurança  física quanto psicológica ( PORQUE O MEDO COMEÇA NA IMAGINAÇÃO, AFINAL É UMA FORMA PARA A MENTE PROTEGER O CORPO) , a coisa era do tipo te vira, dai era um desastre principalmente para as mais temerosas como eu.


Vamos postar aqui no blog a partir da semana que vem, uma série de treinos que fiz em casa para aprender o cambret e que foram elaborados por meio de observações de performances em vídeos, onde os coloquei em câmera lenta e fui avaliando todos os processos dos movimentos, dividindo assim em etapas.

PARTE 2 DESTE POST AQUI
Bailarina Natalia Piassi


Mas antes de começar a série de postagens em video eis aqui alguns pontos que você precisa saber:

PONTO 1- Vale ressaltar neste post que o CAMBRET É UM MOVIMENTO COMPLEXO E NÃO NATURAL DO CORPO, sendo assim exige muito cuidado disciplina e responsabilidade, respeitando as etapas do processo, SEM PRESSA e com cautela, lembrando que cada corpo responde de forma diferente aos estímulos e o tempo de aprendizagem varia de pessoa para pessoa.

PONTO 2- O S TREINOS QUE IREI POSTAR FUTURAMENTE  NÃO SÃO RECOMENDADOS PARA QUEM TEM QUALQUER PROBLEMA NA COLUNA OU REGIÃO LOMBAR.


PONTO 4- Treino de cambret não é indicado para quem é INICIANTE NA ARTE BELLYDANCE, o ideal é que seja intermediário, pois a percepção corporal ainda esta sendo trabalhada, a opção para inciantes é treinar o cambret lateral e alongamentos prévios para cambret.


KARINA VIEIRA- Cambret Lateral




PONTO 3- QUANDO APRENDER NÃO FAÇA COMO AS BAILARINAS RUSSAS JAMAIS!!! não precisa a cada 10 segundos de sua performance executar o cambret, piorou aqueles bem cadenciados e fortes, além de prejudicial  fisicamente a longo prazo, tira toda a expectativa de sua performance, pois ao meu ver fica tão comum que perde o encantamento e a complexidade. De preferencia faça um ou dois, escolhendo momentos propícios na música,  JU MARCONATO é um exemplo de como usar o cambret nos momentos certos conferindo todo um charme e elegância a suas apresentações.

PONTO 4-  É importante esclarecer  que não sou profissional, sou bailarina de sala de casa (rsrsrsrsrs) e vim apenas compartilhar parte de meus estudos e técnicas pessoais para execução de alguns movimentos esperando que seja de utilidade para quem tanto ama essa arte assim como eu,aceito correções em possíveis erros, assim como dicas e sugestões.

AZIZA ZAYN- 



Então meninas por hoje é só...SEGUNDA FEIRA TEM MAIS...

abraços AZIZA ZAYN

3 comentários:

  1. Adorei estarei esperando pelos exercícios... Grata por compartilhar....

    ResponderExcluir
  2. Gostei do artigo, suas observações são muito importantes, prudência, antes de tudo...:)

    ResponderExcluir
  3. Amei o post! Tenho muita dificuldade no Cambret...
    Vou levar tudo em consideração para tentar fazer em casa certinho!
    Estou lendo o blog pela primeira vez e estou amando!!
    Bjssss

    ResponderExcluir