Qual a Diferença entre Sensualidade e Vulgaridade?




Salam habibes e Habibas, vamos iniciar a postagem de hoje conhecendo o significado de Sensualidade e vulgaridade segundo o Aurélio nosso de cada dia.



 Existe diferença entre vulgaridade e sensualidade no modo de pensar das pessoas, modos que variam de acordo com os valores e visão de cada individuo, deixando uma certa polêmica  no ar no que se refere ao que seria realmente vulgar ou sensual.


Para  bailarinos e bailarinas de uma arte muitas vezes erroneamente tida como VULGAR, é importante saber diferenciar esses dois eixos que  norteiam não só a Dança do Ventre mas todas as forma de dança, pois existe sensualidade no Tango, no Jazz , na salsa, no flamenco e por aí vai e em tudo há um risco grande de se cair na vulgaridade fragilizando assim o verdadeira essência da arte, reforçando crenças inverídicas caso não se tenha uma postura adequada ao apresentar-se.

 Sensualidade e Vulgaridade do ponto de vista social são conceitos bastante relativos que sofre as mais diversas influências podendo até mesmo ter  significados distintos do conceito do dicionário então neste post vamos seguir baseados em opiniões expressas pelos seguidores da nossa página no Facebook que tratam sensualidade e vulgaridade na dança da seguinte forma: 



VULGAR- Uma Dança Vulgar é aquela com UMA CONOTAÇÃO SEXUAL EXAGERADA, caracterizadas nem tanto pela maneira de vestir mas pela expressão facial e postura tanto fora quanto  em cena no palco.
SENSUAL- Já um dança sensual é aquela que trabalha a feminilidade e a delicadeza da mulher de forma elegante, pautada no não exagero, mas onde se aflora naturalmente em pequenas doses a sensualidade natural da mulher.


A sensualidade existe em nós. Ela não precisa ser evidente demais, mas não pode ser silenciada totalmente. 
Daiane Ribeiro 



1-Elegância é Fundamental.


 O fato é que não tem como dissociar a dança da sensualidade por esse motivo é necessário que se tenha alguns parâmetros para não cair na armadilha do ser vulgar, principalmente para bailarinas iniciantes que muitas vezes vulgarizam sua dança, tanto nos trajes quanto na dança em sí não por maldade ou de forma intencional mas por termos modelos do que é ser sensual na nossa sociedade totalmente VULGARIZADOS, e querendo ou não a gente acaba internalizando no subconsciente  e consequentemente corremos o risco de tomarmos por base tais exemplos. 

2- Para não errar- 
 Procure usar o bom senso e busque desde já trabalhar a elegância seja nos trajes, na conduta, na postura ou  na execução dos movimentos, assim como as expressões faciais, essas coisas se aprende em sala de aula com sua professora e por meio de observação de maravilhosos exemplos de profissionais da área.


 A sensualidade, na verdade, é muito mais do que uma roupa ou um estereótipo de beleza; ela é uma atitude, está na essência, na personalidade de uma mulher. A postura é fundamental para que ela seja considerada sensual sem ser vulgar. Tendo a atitude coerente, o próximo passo é pensar no tipo de roupa que combina com ela.Na forma de vestir existem muitas diferenças entre ser sexy e ser vulgar. Uma roupa sensual, independente de ser marcada por um decote, corte, cor ou transparência, é aquela que não compromete a moral e a integridade de quem veste a dica de ouro é saber o momento adequado para não gerar erradas impressões. Mulheres de qualquer idade ou tipo físico podem ser sensuais; basta saber escolher roupas que valorizem seu corpo e sejam coerentes com a fase da vida em que estão. Uma mulher de 40 anos pode ser tão sensual quanto uma de 20, porém de maneira diferente; em comum entre todas, apenas uma característica: equilíbrio.------------Manuela Casali 



                      


 Cada um é livre para expressar sua sensualidade da forma que bem quiser e entender, mas no meio bellydance entre outros bailarinos profissionais você não será vista com muitos bons olhos se suas postura for digamos VULGAR, que traga uma conotação negativa da prática belly dance, até porque a maioria de nós bailarinos e bailarinas do Brasil enxergamos na  Dança do Ventre uma arte de valorização e não de depreciação da Mulher.

 Ao  intitular-se Bailarina de Dança do ventre, seja responsável com sua conduta pois as pessoas associam automaticamente a imagem da arte a sua pessoa, desta forma a sua conduta como profissional influencia a visão da sociedade referente a   toda uma classe de profissionais que há muito luta pela valorização e respeito dessa arte milenar. Nesse sentido pontua-se que não é anular sua personalidade ao dançar ou tirar sua liberdade de expressão, mas chamar atenção para uma postura artística  de respeito com o publico pois assim você estará sendo ético não só com quem te assiste, mas com quem compartilha o mesmo palco ou a mesma arte que você.



 A Dança do Ventre é muito mais que uma Dança Sensual!

Há muito tempo a Dança do Ventre deixou de ser  uma arte cujo principal foco era  a sedução e a sensualidade, ainda que muitas a procurem com essa intenção ao conhecer mais profundamente seus benefícios, o foco muda e a dança passa a ser uma ferramenta que contribui  para uma melhor qualidade de vida por meio de uma atividade física extremamente feminina, onde a sexualidade pessoal e o poder de sedução de cada uma melhora sim, mas  se resume a sua intimidade.

O que é exposto em cena é sua alma exaltando a feminilidade, louvando o ventre que traz vida ao mundo onde a mulher por meio do corpo dança sua história com reverência e gratidão ao publico presente.É por isso que você  pode praticar essa arte sem medo de ser feliz, descobrir sua sensualidade elevar sua auto estima com bom senso e saúde sem ser vulgar.

 E você publico amigo pode  levar sua família para assistir um espetáculo profissional de Dança do Ventre  sem temer constrangimentos e de quebra vai prestigiar um espetáculo cultural embasado em um verdadeiro show de elegância e arte no palco .

Nenhum comentário:

Postar um comentário