Movimentos de Braços Parte 1

Bailarina Ghaythah com braços  em posição de Vinde a Mim
PARTE 2 DESTE POST AQUI!

 A Dança do Ventre por evidenciar mais a linha do quadril passa a falsa impressão de que os braços exercem pouca ou nenhuma influência na performance, e isso é O PIOR ENGANO QUE PODEMOS TER acerca de nossa tão amada arte, tanto é que em nossos estudos fazemos  o que eu chamo de caminho inverso,  priorizamos com tal apreço os estudos de quadril que esquecemos da importância dos braços e isso não pode acontecer jamais, afinal O BRAÇO DANÇA TAMBÉM. 
   
   Saiba que  na verdade braços e posturas são  os primeiros itens que deveríamos estudar, pois esses dois elementos são os princípios fundamentais, são a base da arte belly dance que conferem a bailarina uma dança de porte elegante, limpa e equilibrada.

 Maioria das professoras sabem disso, mas muitas alunas não compreendem o desvendar lento e paciente de cada etapa do processo e é por isso que muitas professoras pulam esta etapa criteriosa,para NÃO PERDER OU DESMOTIVAR ALUNAS.

   Se você é uma dessas apressadinhas  que acha que estudar postura e articulação de braços é perda de tempo saiba que pular etapas é a perda de tempo mais dolorida da DV, pois mais lá para frente com uma maior assimilação dos movimentos do corpo  você correrá o sério risco de ter que regredir nos seus estudos e voltar para a base seja para aprender o que faltou, seja para corrigir vícios adquiridos de uma prática de estudos errada, pois sem braços treinados e em plena fluência com mãos e restante do corpo sua dança será PÉSSIMA, por mais que seu shimmie, seu camelo e demais movimentos de quadril sejam espetaculares.

Mas ante preciso dizer que a  Dança do Ventre por evidenciar mais a linha do quadril e abdomen  passa a falsa impressão de que os braços exercem pouca ou nenhuma influência na performance, e isso é O PIOR ENGANO QUE PODEMOS TER! O posicionamento correto dos braços na Dança do Ventre são elementos de fundamental importância nessa arte, e por esse motivo penso que todo professor deveria tornar os treinos dos braços  como  os primeiros itens que todo iniciante deveria estudar, já que são  primordiais para o emolduramento  dos movimentos, influenciando inclusive na percepção destes, além de deixar a dança com porte visivelmente elegante e limpo tecnicamente. 

A dançarina do Ventre que não possui  braços devidamente treinados e em plena fluência com mãos, ombros e cotovelos terá todo seu conjunto performático seriamente comprometido. Por mais que seu shimmie, seu camelo e demais movimentos de quadril sejam espetaculares, se os braços não os emoldurarem perfeitamente de nada adiantará. Agora vamos entender alguns princípios no que tange os posicionamentos.
  Costumo dizer que os braços funcionam para o corpo tal como os cabelos para o rosto, visto que os cabelos formam diferentes tipos de molduras em sua face de acordo com o modelo do penteado ou do corte, ou seja, são os braços que vão dar forma a sua dança, são os braços que vão lhe direcionar no palco, são os braços que vão dar sentido aos seus gestos, são os braços que vão convidar ou afastar o publico de você e é por isso que não pode ser ignorado.

   COMPREENDENDO A ESTRUTURA FÍSICA ENVOLVIDA NO MOVIMENTO


  Erramos ao pensar nosso braço na dança como somente dos cotovelos para as mãos, na verdade se envolve também os ombros, em um processo onde todos podem trabalhar juntos ou de maneira dissociada, nesse sentido é importante treinamos as rotações dos ombros tanto no sentido da frente quanto no sentido de trás para uma melhor percepção corporal.
  Outra coisa importante de destacar é que assim como nos movimentos de quadril os movimentos de braços podem ser ondulatórios, secos ou reverberados, mas esse é assunto para os próximos posts.

   Bom gente, por hoje é só semana que vem volto com a segunda parte das 5 postagens que vão reger esse tema  nas próximas vou ensinar a vocês as técnicas que uso para aprimorar meus movimentos de braços a de hoje foi com o objetvo de salientar a necessidade de estudar este elemento tão importante da nossa dança.

 Beijos: Aziza Zayn

Nenhum comentário:

Postar um comentário