Preparação para Dançar em Publico- Parte 2- Alunos de Escolas

Alunas da Bailarina Vanessa Cembranel (Studio Mahari)
 Se você é aluna de alguma escola profissional de Dança do Ventre, certamente suas chances de apresentar-se juntamente com sua turma para o público são bem maiores, seja por meio dos eventos internos, eventos externos ou nos espetáculos de fim de ano. Eis aí uma grande oportunidade para aprender e se auto superar! Escolas sérias não te colocam no palco só pra você aparecer, mas para que suas capacidades enquanto aprendiz sejam ampliadas, além de servir como fator motivacional para que você estude mais com a responsabilidade de dançar para uma platéia. 

Nesse sentido é sempre bom buscar a  preparação somada ao empenho sincero, objetivando levar para sua platéia uma apresentação de qualidade.Seja do tipo que se dedica  e procura aprender tirando o máximo dos ensaios e de tudo mais que a professora oferecer. Não espere para levar a coisa a sério como merece ser levada somente quando surgir uma oportunidade para um solo, evite desde já  ser daquelas que a dança é somente um veículo de exibição, onde a unica preocupação é   decorar a coreografia e se exibir no grande dia, pouco importando se de fato está aprendendo a arte ou não, ou se está ao menos executando a coreografia com o minimo de qualidade necessária.

Se você agir de forma responsável e com pelo menos um pouco de dedicação, você irá avançar e muito em conhecimento e amadurecimento artístico além de minimizar os riscos de vexame. Abaixo você verá algumas dicas para potencializar sua preparação.


SUA PREPARAÇÃO-  tenha em mente que você está livre do trabalho de selecionar música,montar coreografia e etc.. sua responsabilidade máxima é: NÃO FALTAR AOS ENSAIOS, assuma o compromisso de dar o seu melhor e fazer valer seu investimento de tempo e dinheiro.Se você quer aumentar as chances de fazer um bom trabalho: não se conforme com os treinos e aulas, estude em casa,pelo menos meia hora por dia,pois aula e treino uma vez na semana com duração de 1:30, na minha humilde  opinião não são suficientes para você arrasar. Se tiver preguiça de treinar sozinha reúna as amigas interessadas e "corpo a obra", pois quem treina com comprometimento se sente mais confiante e seguro.


OUÇA A MÚSICA- Peça a música da apresentação (e se possível a tradução) de sua professora e a ouça quantas vezes puder, saiba que ouvir a música é uma forma de estudo muito eficaz pois quanto mais você ouvir mais intimidade  terá com a melodia e será mais fácil aplicar os ritmos aos movimentos.

TREINE SUA PERCEPÇÃO- Peça para a professora dançar ela dançar a coreografia da sua apresentação de modo profissional e filme a performance inteira uma vez com ela de costas e outra de frente, e assista quantas vezes puder, assim você estará ampliando a percepção visual dos movimentos que compõe a coreografia e incutindo no seu subconsciente a estética da dança, acredite: fazendo isso você vai aplicar muito dessa estética em sua performance sem nem se dar conta disso. Da mesma forma evite assistir por muitas vezes performances de baixa qualidade, você não tem noção do seu poder de assimilação e do quanto seu subconsciente capta as informações jogando tudo em suas dança sem nem ao menos você perceber. É sério! outro dia com mais tempo faço um post só sobre isso.
 Para potencializar a assimilação dos movimentos é importante que em alguns momentos você abaixe o volume da música no video que está estudando, pois sem a audição sua visão estará mais aguçada. procure prestar atenção nos detalhes das mãos, no direcionamento do olhar, e principalmente na postura 

NÃO SEJA VICIADA EM ESPELHOS- Dançar de frente para o espelho é muito bom, mas é sempre legal hora ou outra dar as costas para ele pois dançar para o espelho é uma coisa, pois a visão que temos de nós mesmos pode ser tendenciosa e distorcer a realidade, para plateias a coisa é diferente pois  o publico massacra sem dó nem piedade.
Fora que vicia e você fica nessa de colar de sí mesmo e das colegas  não trabalhando seu senso de direção nem sua própria segurança na coreografia. 

ENSAIO GERAL:Faça sempre um ensaio geral, um dia antes da apresentação, se possível já no local da performance, para reconhecimento do espaço e do chão,  filme e assista para fazer as correções e melhorias. 


MAIS QUE DECORAR  COREOGRAFIA- você acha que só porque decorou a coreografia já está tudo perfeito? Sinto muito dizer: esse é o pensamento dos fracassados. Decorar não significa dizer que aprendeu e que o trabalho terminou, significa que uma nova fase se inicia, é a fase da limpeza detalhada dos movimentos executados por cada parte do seu corpo, é a fase de aplicar seus sentimentos e sua emoção na coisa toda e é aí que começa o verdadeiro estudo que faz surgir de fato  o aprimoramento técnico e o verdadeiro aprendizado. 

Para te ajudar a estudar a coreografia de um modo mais profundo, deixo aqui a questões seguintes para você procurar responde-las mediante  toda a coreografia que for passada para você e também para quando você for montar sua própria !providencie desde já seu caderninho de estudos e deixe de preguiça porque dançar não é só prática é também teoria e ambas se complementam, então vamos lá:

Que estilo de dança essa coreografia representa?
Qual o tempo de duração?
Quem canta a música, o que a música quer dizer?
Quais ritmos aparecem na música e em que momento? 
Como posso desenvolver minha expressão dentro desses ritmos?
exemplo: Said toca aos 2:22/ maksum toca aos 3:15
Quais são os movimentos usados em cada ritmo na coreografia ? eles tem nome?  qual a técnica correta para executa-los.
Tem movimentos de ballet? tem movimentos de folclóre? Quais são:?

     Essas são questões básicas e você pode melhora-las, mas
 é assim que você vai crescendo em sabedoria
UMA COREOGRAFIA, INÚMERAS POSSIBILIDADES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário