Programa Adotada da MTV e Dança do Ventre


 Olha que não sou de assistir TV e muito menos o canal da MTV, mas por acaso parei no canal ao ver o programa ADOTADA na escola de Dança do Ventre Shangrilá House em SP, dai já sabe: tudo que faz referência a DV, não tem como ignorar.

 Achei bem interessante a proposta do reality show onde a moça( Maria Eugênia) passa em torno de uma semana na casa de uma família onde todos tem que buscar se adaptar aos diferentes modo de vida e  valores o que muitas vezes causa conflitos. O que vou falar aqui é minha opinião pessoal não é uma critica ao programa porque até gostei, é mais uma alerta para nossa postura como plateia, e principalmente a compreensão das dinâmicas das escolas profissionais e suas festas e eventos internos pois muitas vezes pessoas vão convidadas a esses eventos sem compreender a proposta e acabam por sair insatisfeitos.


 O que mais me chamou atenção e me entristeceu no episódio que assisti (episódio 4), foi a postura da apresentadora  Maria Eugênia ao assistir performances de alunas de Dança do ventre. A coisa toda no primeiro momento me causou indignação já que ela estava em uma familia onde o tempo todo ela falava de repeito com as pessoas, ainda que elas sejam diferentes e esquisitas aos seus olhos como o garoto homossexual da família era para o pai.
Depois de todo discurso bonito a moça demostra uma falta de respeito    e de educação ao fazer parte de uma plateia, dignas de troféu do ano para deselegância, o que me fez pensar que o grande motivo disso tudo foi  o desconhecimento do que de fato é a Dança do Ventre e como funciona a dinâmica dentro de escolas (já que ela estava não em um espetáculo profissional, mas em um evento em escola).

Mas o fato de ela desconhecer a essência da arte, da dinâmica das escolas, e como ela mesmo disse: ser uma pessoa transparente e não saber esconder suas emoções  não é desculpa a meu ver para tamanha falta de educação, tanto com quem estava no palco, quanto para com a escola que a recebeu e a  família que a convidou.

VEJA MAIS OU MENOS COMO FUNCIONA O PROCESSO DENTRO DE ESCOLAS PROFISSIONAIS.

1- EVENTOS INTERNOS: PREPARAÇÃO PARA O PALCO

 As escolas realmente profissionais  tem como meta principal, oferecer por meio da Dança do Ventre uma atividade prazerosa que trabalha em prol de sarar as feridas emocionais de mulheres de todas as idades e formas. Nesse sentido as escolas elaboram eventos internos como chás árabes e outros mais, não somente para integração social entre alunos mas para que os  praticantes possam ir aos poucos avançando em termos de auto aceitação, vencendo as barreiras da timidez e da introspecção por meio de apresentação ao público, afinal isso também faz parte do processo de aprendizagem.

2- EXISTEM ESCOLAS QUE EM SUAS DIDÁTICAS TRABALHAM AS ALUNAS EM TODAS AS SUAS FASES DE APRENDIZADO, INCLUINDO-AS EM TODAS AS ATIVIDADES.


Maioria das escolas proporcionam eventos que oportunizem apresentações com plateia para seus alunos pois,sabem que um dos fatores que mais dificultam nossa evolução e expressividade na dança e na vida, são nossas barreiras subjetivas e inseguranças, é por isso que o palco é motivo de pavor para muitas, pois a maioria tem medo da exposição e não se acham capazes, então vencer essa etapa é um grande desafio para muitas.

Além disso os profissionais sabem que o que  mais anula nossa expressividade e nosso desenvolvimento na arte é o medo do ridículo que gera o pavor do que os outros vão pensar de você, e desse modo você não evolui, não se arrisca e consequentemente não aprimora suas habilidades nem melhora o que precisa ser melhorado. A critica sempre vai vir e muitas delas não serão favoráveis a sua performance, mas as pessoas do bem saberão posicionar  suas criticas de modo educado e assertivo, outras nem tanto e cabe a você saber usar essas situações como aprendizado e como força para se aprimorar ainda mais. 

TEM  ESCOLAS QUE TRABALHAM A INCLUSÃO  DE TODOS OS ALUNOS EM SUAS ATIVIDADES.

 Muitos professores incluem nas apresentações até mesmo estudantes menos experientes para que este se sinta como pertencente de fato aquela academia. Fora isso apresentar-se nos eventos e festas da escola é também um recurso didático uma vez  que acaba sendo uma responsabilidade para o aluno que enxerga nessa oportunidade uma meta que o impulsiona e o estimula  a estudar mais, dedicando-se com mais afinco no objetivo de vencer e crescer em aprendizado. 

A maioria dos alunos, principalmente iniciantes, de fato  nem sempre estão preparados para subir em um palco onde a plateia espera ver performances profissionais, é por isso que as escolas oferecem  eventos internos, para oportunizar a seus alunos  o desenvolvimento de suas potencialidades diante de uma platéia.

  É importante destacar que nesse eventos geralmente a plateia é composta por familiares e amigos das bailarinas e as escolas intercalam entre apresentações de alunos em grupos e dos mais preparados em solo, ou seja, nesse palco escolar você verá de tudo, dos piores ao melhores, e nem por isso você vai cometer o ato DESELEGANTE E DESRESPEITOSO DE RIR DE MODO ESCANCARADO CONSTRANGENDO AINDA MAIS ALGUÉM QUE ESTÁ ALI TENTANDO TRANSPOR SUAS BARREIRAS.
  

TENHA  CUIDADO AO CONVIDAR AMIGOS PARA ASSISTIR EVENTOS INTERNOS DA ESCOLA

Se você vai convidar alguém que não conhece a dinâmica do evento da escola, avise com antecedência  o que vai ser apresentado por lá , da mesma forma as escolas em seus espetáculos deixem claro para o publico que alí são alunas, aprendizes da arte! Tenho quase certeza que se a menina da família tivesse feito isso antes com a Maria Eugênia, ou a própria escola conscientizado o publico presente, teriam no minimo evitado o constrangimento.


Aqui um comentário que achei bastante pertinente lá na nossa página do facebook.


Para quem não assistiu, o fato ocorrido começa aos 25:25

4 comentários:

  1. Total falta de respeito. Como uma mulher da idade dela não amadureceu ainda?! Respeito e humildade se aprende em casa, e acho q isso ela não teve :/ Triste. Digno de pena!

    ResponderExcluir
  2. ABSOLUTAMENTE CERTO TEU TEXTO. DIVULGUEI, COMPARTILHEI, FUI AO SITE DO YOUTUBE E DEIXEI O SEGUINTE COMENTÁRIO E ACHO QUE TODAS AS DANÇARINAS DEVERIAM FAZER O MESMO:
    "Ser homofóbico, não pode. Daí ser hetero tbm não pode. Para muita gente aceitar o diferente é difícil, mas agora se você consegue superar esse lance e outra pessoa não consegue, então elas devem ser desrespeitadas?
    O pai consegue aceitar a Maria porque não é filha, não consigo entender. Para mim seria mais fácil aceitar o filho...é a pessoa que ele ama!
    Rir das mulheres na dança, aquilo foi mega-exemplo-de-respeito, né? Primeiro e último episódio que assisto, mas não farei a menor falta, já que o que não falta é babaca no mundo. Viu como é fácil ser intolerante? Facin, facin."

    ResponderExcluir
  3. Puxa, muito de mal gosto ela zombar das alunas de Dança do Ventre, não gostei! Os eventos internos são uma forma de preparar as alunas para o palco e, principalmente, para o público. O processo de aprendizagem é lento e não tem coisa mais bonita que perceber a evolução de uma aluna! Só da aluna se aceitar, se sentir bonita e sensual no seu corpo já é lindo. Mal educada!

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro acreditar que o pouco que vi foi meio fake para gerar polêmica... como todos os reality show. Muita gente pensa o mesmo que a Maria Eugênia, mas guarda para si e para os mais íntimos. Seria muito feio ela dizer isso de verdade pras câmeras... principalmente com o menino apoiando.

    ResponderExcluir