O Movimento Shimmie - Parte 1- Joelhos e Pés

Essa aqui na imagem sou eu.....ha ha Brincadeirinhaaaaaaaaa!!!!
  O post a seguir são técnicas que utilizo em meus estudos, o que não quer dizer que são regras ou que está tudo certinho ainda assim resolvi postar porque tem funcionado para mim que mais pareço um poste de tão rígida . Espero que de algumas forma seja de utilidade aos treinos de vocês! mas antes leia com atenção três regrinhas básicas para esse estudo.

1-  Esses treinos não são indicadas para iniciantes, mas para quem já está em um nível mais avançado de dança e já possui bases para treinos, até porque não vou explicar detalhadamente. 

2- Tenha responsabilidade com seu próprio corpo respeitando seus limites físicos, sem esforços para além da sua capacidade no momento e sem pressa em executar o movimento,pois sabemos que as coisas não acontecem de uma dia para o outro. O ideial é treinar esse movimento no máximo duas vezes na semana para não sobrecarregar as articulações e dar tempo de descanso aos joelhos.

3-Se você nunca fez aulas técnicas de dança do ventre busque primeiro a orientação de um profissional antes de treinar qualquer movimento de tutoriais por meio de videos da internet, pois somente um profissional poderá avaliar sua condicionalidade fisíca diminuindo assim danos e riscos a sua saúde.
      
  Agora vamos tentar compreender ainda que basicamente esse movimento tão perseguido pelas bailarinas de Dança do Ventre, sendo que o foco desde post é O SHIMMIE DE QUADRIL.


O QUE É O SHIMMIE?

 São os movimentos da família dos REVERBERADOS( Vibratórios, Tremulados). Pode ser realizado por diferentes partes dos corpo de maneira isolada, ou seja, se o shimmie é executado pelos quadril somente o quadril deve reverberar, se executado pelos ombros, somente os ombros devem reverberar.Este movimento também pode ser combinado simultaneamente com outros movimentos gerando assim uma serie de variantes.


EM QUE MOMENTO DA MÚSICA ÁRABE SE FAZ O SHIMMIE?

 Se você está em um nível mais avançado de dança, certamente já está com um ouvido musical mais apurado, reconhecendo os momentos certos para o encaixe desse movimento. Na maioria das vezes se usa na vibração do instrumento musical chamado alaúde, e no derbake quanto este faz sons vibratórios ,em outras palavras se o ritmo tremula, você tremula também, pelo menos é assim que faço,(rsrsrsrs).

O QUE PRECISO FAZER PARA EXECUTAR O SHIMMIE?

 1- PASSO- FLEXIBILIDADE

 Você deve iniciar pela busca da flexibilidade das articulações dos quadris, nesses treinos de flexibilidade você ampliará a consciência corporal dessa região aumentando sua percepção além evitar lesões e deixar os quadris mais soltinhos na hora em que devem se harmonizar com a alternância dos joelhos.Veja esses post para auxiliar seus treinos:DICAS PARA SOLTAR OS QUADRIS

2- PASSO- ALTERNÂNCIA DOS JOELHOS 

 Você precisa treinar a mobilidade dos joelhos pois o shimmie tem como principal engrenagem os joelhos que se movem em constâncias alternadas possuindo diferentes velocidades dependendo da intensidade  da execução do shimmie. Por esse motivo é preciso uma boa coordenação motora para que a alternância seja eficiente em qualquer velocidade e somente treinos vão ajudar.

  Seu treino deve ser precedido de um bom alongamento,sem exageros nos treinos para não ocorrer desgaste das rótulas do joelho. Se sentir dor ou desconforto no treino, PARE IMEDIATAMENTE, você deve estar fazendo algo de errado!

Veja esse post para auxiliar seus treinos:DICAS PARA CUIDAR DOS JOELHOSVeja também  ESSE VIDEO onde a professora Patricia Farah dá dicas bem legais e ensina a alternância dos joelhos.

  No vídeo abaixo vocês podem ver como treino em casa para potencializar a mobilidade os joelhos .Esses treinos muito tem me auxiliado,a fimagem é caseira e a bailarina amadora, mas tá valendo, assistam aí. 

 IMPORTANTE: Nesses treinos já estou com a velocidade de alternância um pouco avançada, mas você pode começar bem devagar e ir aumentando a velocidade gradualmente a medida que for ganhando habilidade.

Joelhos sempre semi flexionados NUNCA ESTIRE TOTALMENTE AS PERNAS(ESTICANDO A PARTE DE TRÁS ), aquela região de dobrinha na parte de trás do joelho a emenda entre a panturrilha e a coxa.

3- PASSO - POSIÇÃO DOS PÉS

A)SEM MEIA PONTA


  A posição dos pés são de extrema importância para a base dos joelhos,(eu tinha maior dificuldade com o shimmie até eu compreender o papel dos pés) a maneira com a qual posicionamos e usamos os pés podem influenciar positiva ou negativamente o movimento. muitas bailarinas não os retiram do chão de jeito nenhum, mas isso vai da preferência e da técnica didática de cada uma. 

 Já vi bailarinas ensinando plantar os pés no chão principalmente a parte do calcanhar como se empurrassem o chão fazendo pressão para que só os joelhos trabalhem. Do meu ponto de vista pessoal, acho bastante prejudicial, pelo menos nas minhas tentativas dessa técnica , senti-me afetando as articulações do joelho  e uma sensação desconfortável,tomou conta de mim  travando o movimento. 

  Embora eu prefira treinar na meia ponta, não retirei dos meus treinos  os pés sem meia ponta. Mas de forma alguma pressiono-os empurrando o chão, apenas deixo o peso do meu corpo bem distribuído e  joelhos relaxados procurando fazer com que  os quadris estejam soltinho e leves.

B)COM MEIA PONTA


 Particularmente me sinto mais confortável treinando shimmie na meia ponta, como se tivesse molinhas em baixo dos calcanhares o que me permite uma melhor alternância dos joelhos, além de facilitar os deslocamentos sem ter que pausar o movimento.
  A baixo postei um pouco dos meus treinos para você compreender melhor como é treino na meia ponta e sem meia ponta. Preciso nem dizer não é gente??? que é para estar na posição básica da DV Lembrando sempre de encaixar levemente o quadril mantendo os joelhos semi-flexionados e os pés ligeiramente afastados.



Para finalizar vamos com a profissional Soraya Zayed, esse video é top porque ela está de Mine Saia e dá para você perceber direitinho como ela trabalha a alternância dos joelhos. Seria o máximo se ela não estivesse de salto alto que as alternâncias seriam mais evidentes.

PARTE 2 DESSA POSTAGEM VOCÊ CLIQUE AQUI!



Bom gente por hoje é só! Espero sinceramnete que tenham gostado, qualquer duvida ou opinião que possam enriquecer essa postagem deixem nos comentários. Bjs 

5 comentários:

  1. Gratidão pelo post. Acho lindo quando a pessoa se doa assim, mostrando seu jeito de fazer e explicando que cada colega tem seu próprio caminho. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela motivação Patrícia Gomes! Seja sempre bem vinda,,,,abraços!!!

      Excluir
    2. me ajuda por favor....!! quais sao os movimenos de percussão da dança do ventre????

      Excluir
    3. São vários os movimentos usados na percussão,na verdade todo repertório de movimentos da DV pode ser usado na percussão dependendo do ritmo.

      Excluir
  2. Essa dicas foram muito valiosas! Gratidão, Namastê!

    ResponderExcluir